Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

16 de dezembro de 2025

Primeiro gol de Kaká completa 18 anos


Por Chrystian Iglecias Publicado 04/02/2019 às 15h19 Atualizado 19/02/2023 às 20h45
Ouvir: 00:00

O calendário marcava 4 de fevereiro de 2001. São Paulo e Santos se enfrentavam na capital paulista. Aos 29 do segundo tempo, um menino ainda franzino e com espinhas no rosto recebia cruzamento na área e escorava com classe, balançando as redes do Morumbi pela primeira vez.

Falamos de Ricardo Izecson dos Santos Leite, o Cacá. “Cacá”? Sim, com C. À época, o Kaká, com K, que conhecemos, era ainda um jovem em busca de afirmação na equipe principal de um gigante brasileiro. Com a modesta camisa 30, ele anotava, logo em um San-São, o primeiro dos mais de 200 gols que marcara em 17 anos de carreira.

Kaká jogou apenas dois anos em sua primeira passagem pelo São Paulo, o suficiente para cair nas graças da torcida tricolor, conquistando um título: o Torneio Rio-SP de 2001. A final contra o Botafogo foi o passo maior rumo à fama. Ele marcava dois gols e presenteava o torcedor são-paulino com um troféu de campeão pela primeira, e única, vez.

De lá pra cá, o protagonista desta reportagem dispensa apresentações. Campeão do Mundo com a seleção brasileira e da Europa com o Milan, Kaká chegou, individualmente, ao ponto máximo que alguém pode chegar no futebol: ser eleito o melhor jogador do planeta, em 2007.

Depois, em 2009, foi jogar no Real Madrid. A expectativa era altíssima, mas as lesões e as opções do treinador português José Mourinho frearam Kaká, que voltou ao Milan em 2013 e ao São Paulo em 2014, antes de vestir a camisa de seu último clube profissional: o Orlando City, da MLS.

O craque anunciou sua aposentadoria no ano passado, e tudo indica que tem planos de trabalhar nos bastidores do futebol.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Nova espécie de sapo brasileiro é batizada em homenagem ao presidente Lula


Uma nova espécie de pequeno anfíbio de montanha, identificada por pesquisadores da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), foi batizada…


Uma nova espécie de pequeno anfíbio de montanha, identificada por pesquisadores da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), foi batizada…