Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

05 de maio de 2024

Prisão em 2ª instância


Por Zona Livre Publicado 12/02/2019 às 19h00 Atualizado 20/02/2023 às 00h42
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O deputado federal Ricardo Barros (PP-PR) defende a necessidade da aprovação de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) no Congresso para assegurar a prisão em segunda instância no país. O parlamentar se diz favorável à prisão em segunda instância, proposta pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, desde que seja definida por meio de alteração na Constituição.

“Prisão em segunda instância só com aprovação de uma PEC. E só o Congresso pode mudar o texto constitucional que diz que ninguém será culpado até trânsito em julgado”, afirmou citando o artigo 5 da Constituição Federal que diz que “ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória”

Para Ricardo Barros a análise da PEC é essencial para encerrar a insegurança jurídica acerca do tema. O assunto vem sendo debatido no Supremo Tribunal Federal (STF) desde 2009, com mudanças na interpretação da lei.

Em 2009, a corte suprema do país não autorizou a prisão de condenados em segunda instância, já as decisões de 2016 e de 2018 permitiram a prisão do condenado, mesmo com recursos pendentes. O assunto deve voltar à pauta dos ministros do STF em Abril, com o risco de novo entendimento.

“O Congresso tem a obrigação de estabelecer as regras para garantir a segurança jurídica. Sou favorável à medida com a aprovação de uma PEC após debate amplo em plenário. Temos que ser responsáveis para não causar prejuízos à sociedade brasileira”, disse.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Loja da Havan fica debaixo d’água em Lajeado, no Rio Grande do Sul


Uma loja da rede varejista Havan na cidade de Lajeado ficou alagada por causa das fortes chuvas que têm devastado…


Uma loja da rede varejista Havan na cidade de Lajeado ficou alagada por causa das fortes chuvas que têm devastado…

Geral

Rio Grande do Sul: CNJ autoriza TJ de Minas a transferir R$ 10 milhões para auxílio a vítimas


O ministro Luis Felipe Salomão, da Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ), autorizou neste sábado, 4, o Tribunal de Justiça de…


O ministro Luis Felipe Salomão, da Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ), autorizou neste sábado, 4, o Tribunal de Justiça de…