Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

28 de abril de 2024

Privatização e seus vícios


Por Gilson Aguiar Publicado 31/07/2019 às 11h33 Atualizado 23/02/2023 às 16h58
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Não há o que temer quando se fala de privatização. Precisamos de medidas que deixem para iniciativa privada a prestação de serviços públicos. Agilizar as ações de atendimento as necessidades da população são fundamentais. O país tem recursos gastos de forma excessiva ou equivocada em obras, compra de produtos e serviços. Isto é lamentável em determinados setores.

Poderíamos fazer muito mais com muito menos. O dinheiro que se gasta em serviços e obras públicas poderiam ser menores se o setor para o qual se direciona fosse bancado pela inciativa privada, obedecendo as leis de mercado. Entendendo que, quando o mercado estabelece distorções, ele deve estar sob controle de agências reguladoras. Elas devem, no mínimo possível, mas de forma eficiente e definitiva, atender ao interesse do cidadão, de quem precisa do serviço, exigir qualidade e preço de quem fornece o produto.

O nosso grande gargalo é a relação perniciosa e histórica entre o governo e setores e empresas da iniciativa privada. A mentalidade mesquinha e ignorante de um grupo de empresários que, pela força do hábito, aprendeu a ganhar de forma fácil em setores que não correm riscos. E quem permite isso, o poder público. A capacidade de manobrar as ações do Estado e trazer para si o máximo de benefícios em menos tempo possível.

Os homens públicos também fazem parte de deste hábito perniciosos do clientelismo e protecionismo. São eles que garantem para determinadas empresas o controle do mercado, a manipulação de contratos superfaturados, o privilégio e artimanhas para terem no poder público o principal parceiro econômico. E aí, a meritocracia se perde. Os melhores e mais eficientes, sejam empresas ou pessoas, passam a não ser o critério de escolha. O que vale é capacidade de influência.

Temos que romper a força do hábito. Mas é preciso entender a sua dimensão e extensão. Qual o poder de abrangência que ele tem. Histórico, o clientelismo viciou os empreendimentos e empresários. Sem desejar generalizar, mas o sucesso da empresa é menos a competência técnica e científica associadas a racionalidade e legalidade do empreendedor e muito mais a sua capacidade de manipulação das forças públicas e, por consequência, do mercado.

As gerações de senhores de engenho foram, ao longo da colonização, ficando ignorantes, analfabetas, pouco dadas ao conhecimento e a inovação. Sabiam que tinham o aval do poder português. Tinham garantido para si, de forma hereditária e pela imposição do governo, todos os lucros de uma atividade monopolizada. Também os empresários que tinham o controle sobre o abastecimento e comercialização dos produtos da colônia, importações e importações.

Nosso nascimento econômico e as práticas mercantis, dentro de uma pratica cultural portuguesa, ainda tem seus efeitos. Os privilégios e privilegiados fazem parte da corte. São poucos. O critério de escolha é feito pela astúcia de quem governa ou tem influência sobre o governo e o governante. Já passou da hora de termos novos hábitos.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Planos de saúde coletivo terão aumento de 14% em terceiro ano de alta; veja as maiores taxas


Os planos de saúde coletivos terão reajuste de dois dígitos neste ano, de acordo com relatório da XP Investimentos com…


Os planos de saúde coletivos terão reajuste de dois dígitos neste ano, de acordo com relatório da XP Investimentos com…

Geral

Mais de 370 cidades de SP são afetadas por onda de calor fora de época; veja regiões em alerta


Os últimos dias de abril e o início de maio vão continuar com altas temperaturas, com os termômetros podendo atingir…


Os últimos dias de abril e o início de maio vão continuar com altas temperaturas, com os termômetros podendo atingir…