Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

22 de agosto de 2024

Real Madrid usa máscaras em teste físico para encarar calendário recorde de jogos


Por Agência Estado Publicado 22/08/2024 às 15h35
Ouvir: 00:00

A temporada 2024/25 começou a todo vapor para o Real Madrid com a conquista da Supercopa da Uefa na última semana e abriu contagem para uma maratona de jogos que o clube espanhol deve enfrentar. Se chegar longe em todas seis competições que ainda disputa neste ano, o gigante espanhol pode atingir a marca recorde de 72 partidas. Com o objetivo de preparar o físico do elenco, o clube aplicou um treinamento especial no CT de Valdebebas.

Imagens divulgadas pela equipe mostram atletas como Mbappé, Vini Jr, Rodrygo e Endrick usando máscaras de oxigênio acopladas ao uniforme de treino enquanto fazem atividades de corrida e arranque no campo. Chamadas de Training Masks, elas tem como objetivo reduzir a quantidade de oxigênio disponível para os atletas e exigir ainda mais da parte cardiorrespiratória.

A técnica já foi aplicada outras vezes pelo preparador físico do clube e um dos mais renomados do mundo, o italiano Antonio Pintus. O preparador do Real detalhou que a ideia desse treinamento é avaliar de forma individual a capacidade de cada atleta e traçar um plano de aperfeiçoamento do condicionamento físico.

“Com esses testes, eu posso personalizar o trabalho de corrida, esse é o objetivo. Depois, repeti-lo em março (reta final da temporada europeia) é importante para ajudar a compreender se precisamos continuar com o trabalho aeróbico ou, se a equipe estiver muito bem nesse aspecto, concentrar apenas no trabalho de sprint e acelerações, o que aconteceu na última temporada aqui”, explica Pintus.

O italiano é um dos mais experientes nesse setor de preparação física no futebol europeu e mundial. Além do bom trabalho no Real Madrid, entre 2016 e 2019, e nesta segunda passagem, também foi muito elogiado na Inter de Milão, onde ficou de 2019 a 2021, e na Juventus, tanto no final da década de 1990 quanto na temporada 2006/07.

Seu trabalho é tão reconhecido que Pintus foi convidado pela Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço, a Nasa, para colaborar com estudos sobre a preparação física em seres humanos usando os métodos aplicados em atletas de alto rendimento. A ideia é levar esse trabalho para os astronautas que vão integrar a missão Artemis, que deve enviar o homem à lua novamente.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

Chelsea apresenta João Felix à torcida em Stanford Bridge e ganha prévia da Liga Conferência


A torcida do Chelsea teve dois bons motivos para comemorar nesta quinta-feira. De volta ao clube, o atacante João Felix…


A torcida do Chelsea teve dois bons motivos para comemorar nesta quinta-feira. De volta ao clube, o atacante João Felix…

Esportes

Belém é candidata à sede da Copa do Mundo Feminina e Mangueirão recebe Supercopa Rei de 2025


Belém estará em evidência no futebol nacional nos próximos anos. Nesta quinta-feira, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, recebeu na…


Belém estará em evidência no futebol nacional nos próximos anos. Nesta quinta-feira, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, recebeu na…

Esportes

João Fonseca perde batalha diante de americano e não vai à chave principal do US Open


João Fonseca ficou a um jogo da chave principal do US Open pela primeira vez na carreira. Depois de começar…


João Fonseca ficou a um jogo da chave principal do US Open pela primeira vez na carreira. Depois de começar…