Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

23 de novembro de 2024

Região Sul tem alerta para semana com chuva e ventania; veja previsão para Maringá


Por Redação GMC Online Publicado 20/11/2023 às 15h38
Ouvir: 00:00
rain-4440791_1280
Foto: Ilustrativa/Pixabay.

No decorrer desta semana a situação volta a preocupar os estados da Região Sul e há previsão de mais chuva e ventania para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Segundo o Climatempo, as instabilidades ganham força nos próximos dias.

De acordo com o Climatempo, a semana até começa sob atuação de uma massa de ar seco que deixa o tempo firme desde o centro-sul do Paraná até o estado gaúcho. As temperaturas voltam a subir no interior da Região Sul e a umidade relativa do ar tende a ficar mais baixa, podendo atingir valores inferiores a 30%.

Conforme o Climatempo, a mudança no tempo começa a partir desta terça-feira, 21. A atuação de uma baixa no Paraguai e a circulação de ventos em diferentes níveis da atmosfera reforça a entrada de umidade no interior do Paraná, no oeste e sul de Santa Catarina, e há previsão de alguns temporais isolados todas as regiões catarinenses, especialmente entre a tarde e a noite.

No Paraná, a chuva chega no final da tarde, mas ainda de maneira bem irregular. A situação é mais preocupante no Rio Grande do Sul. A chuva pode começar desde cedo, intercalando períodos de melhora, mas ganha intensidade no meio do dia, com risco de temporais e ventos que podem chegar aos 70 km/h.

Na quarta-feira, 22, a situação passa a ser de alerta para toda a Região Sul. Uma baixa pressão próxima ao continente, combinada com a circulação de ventos e a presença de alguns cavados meteorológicos entre Argentina e Uruguai favorece nuvens de tempestades sobre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A condição é de tempo fechado na metade sul e oeste gaúcha, com pancadas persistentes. Já no estado catarinense e no Paraná, as pancadas intercalam algumas breves aberturas de sol, mas há indicativo de temporal.

“ATENÇÃO! Com a formação de nuvens pesadas, há indicativo para eventual queda de granizo em grande parte do Sul do país, além de raios e fortes rajadas”, alerta o Climatempo.

As condições de tempo se agravam mais nos municípios já afetados com a chuva da última semana. As áreas de serra do Rio Grande do Sul, planalto oeste de Santa Catarina devem ficar em alerta. De terça a quinta-feira, 23, o indicativo é de acumulados bem expressivos, com chuva podendo passar dos 100mm em muitas regiões gaúchas e atingir valores em torno de 80 a 120 mm no Alto Vale do Itajaí e parte do norte catarinense, podendo ficar próximo de 150 mm em algumas áreas. Já na Grande Florianópolis os acumulados variam entre 60 e 80 mm.

No Paraná, a situação volta a preocupar os municípios do noroeste, oeste e sudoeste, onde os acumulados podem atingir valores em torno de 100mm também nos próximos dias. Para Maringá, segundo o Climatempo, a previsão é de chuva de terça a sexta-feira e de temperaturas mais amenas – veja abaixo. O maior acumulado de chuva para a cidade é previsto para a sexta-feira, 24, quando deve chover 40 milímetros.

Veja a previsão do tempo para os próximos dias em Maringá

printclimatempo-1

Com informações do Climatempo.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Decretada prisão de 2º acusado de participar de assassinato de delator


A Justiça decretou a prisão temporária do segundo acusado de envolvimento na execução de Antonio Vinicius Lopes Gritzbach. Trata-se de…


A Justiça decretou a prisão temporária do segundo acusado de envolvimento na execução de Antonio Vinicius Lopes Gritzbach. Trata-se de…

Geral

Onze Estados relatam falta de vacina e outros três, que estoque está baixo


Pelo menos 11 Estados brasileiros registram falta de algum tipo de vacina, de acordo com levantamento feito pelo Estadão entre…


Pelo menos 11 Estados brasileiros registram falta de algum tipo de vacina, de acordo com levantamento feito pelo Estadão entre…