Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de dezembro de 2025

Renato Paiva admite que Abel e Renato trocariam boas exibições a vitórias no Mundial de Clubes


Por Agência Estado Publicado 19/06/2025 às 09h15
Ouvir: 00:00

Os treinadores portugueses costumam chamar atenção por causa de suas entrevistas sinceras. E com Renato Paiva, do Botafogo, não é diferente. Ao engrandecer o início de jornada dos times brasileiros no Mundial de Clubes, o comandante assumiu que fez “asneira” no segundo tempo diante do Seattle Sounders (vitória por 2 a 1) e ainda admitiu que os companheiros de profissão, Abel Ferreira, do palmeiras, e Renato Gaúcho, do Fluminense, trocariam as grandes apresentações contra Porto e Borussia Dortmund, respectivamente, por vitórias.

“As quatro equipes foram competitivas. Flamengo e Botafogo ganharam e Palmeiras e Fluminense jogaram muito bem. Meus queridos colegas Abel e Renato jogaram muito bem, mas talvez trocariam um pouco da beleza da exibição pelos três pontos. O importante é ganhar”, afirmou Renato Paiva, ao avaliar os times brasileiros nos Estados Unidos, quando questionado sobre a queda de rendimento do Botafogo no segundo tempo.

Depois de fazer 2 a 0, os cariocas levaram um gol e sufoco do time norte-americano e o comandante admitiu que tudo ocorreu por causa de sua “asneira” nas substituições após o intervalo.

“Me coloco em primeiro lugar e à frente de todos nos erros coletivos e disse isso para todos”, disse Paiva, revelando como começou sua preleção para a partida diante do Paris Saint-Germain, mostrando os erros da estreia. “Entramos com um ótimo plano de jogo, 2 a 0, estávamos bem e o Seattle só teve uma chance de gol. No intervalo, comecei a não ajudar minha equipe”, admitiu.

“Temos momentos em que acertamos, e felizmente nos últimos tempos a gente tem acertado muito, são nove vitórias e dois empates nos últimos 11 jogos. Mas foi uma má noite e eu reconheci perante os jogadores. O mais importante para mim é que os jogadores saibam que tem um homem à frente e com humildade de dizer: ‘Oi, fiz asneira, ok?’. E vamos para a frente.”

O treinador também aproveitou para minimizar um favoritismo do PSG nesta quinta-feira. “Acho que o cemitério do futebol está cheio de favoritos. É um jogo, há probabilidades, mas nós que preparamos os jogos fazemos da mesma forma. Quero que minha equipe faça certas coisas, corrija o que deu errado, e no último jogo não foram poucas coisas, ver as fragilidades do adversário e a partir disso lutar pelos três pontos”, discursou, cobrando confiança no Rose Bowl, em Los Angeles.

“Se entrar nesse campo de favoritismo, é uma área emocional que você não controla. É impacto que eu quero retirar. O adversário é quem é, mas também ganha, perde e empata. Se falar que somos favoritos poderemos ir para o jogo confortável. Se falar que somos piores, eles podem ir com medo e quero que sejam eles mesmos. Só isso.”

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

Jogador ex-Fluminense é assassinado no Equador aos 33 anos; atuava no Barcelona de Guayaquil


O lateral-esquerdo Mario Pineida, de 33 anos, foi assassinado em Guayaquil, no Equador, nesta quarta-feira. O jogador, que defendia o…


O lateral-esquerdo Mario Pineida, de 33 anos, foi assassinado em Guayaquil, no Equador, nesta quarta-feira. O jogador, que defendia o…

Esportes

Torcedores do São Paulo tentam invadir reunião do Conselho Deliberativo sobre orçamento


A reunião do Conselho Deliberativo do São Paulo nesta quarta-feira acabou mais cedo. O encontro, que debatia a proposta orçamentária…


A reunião do Conselho Deliberativo do São Paulo nesta quarta-feira acabou mais cedo. O encontro, que debatia a proposta orçamentária…

Esportes

Davide Ancelotti não é mais técnico do Botafogo após polêmica com prepador físico


Davide Ancelotti não é mais técnico do Botafogo. O anúncio foi feito pelo clube na noite desta quarta-feira. O preparador…


Davide Ancelotti não é mais técnico do Botafogo. O anúncio foi feito pelo clube na noite desta quarta-feira. O preparador…