Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

16 de dezembro de 2025

Rio de Janeiro será sede da Conferência da Década do Oceano em 2027

A realização do evento será coordenada em parceria entre a Unesco, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a Prefeitura do Rio de Janeiro.


Por João Victor Guirado Publicado 29/06/2025 às 08h18
Ouvir: 00:00

A cidade do Rio de Janeiro foi escolhida pela Unesco para sediar a terceira edição da Conferência da Década do Oceano, prevista para 2027. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (27), durante uma reunião da Assembleia da Comissão Oceanográfica Intergovernamental, em Paris.

A escolha marca o reconhecimento do papel do Brasil como um dos líderes globais na promoção da ciência oceânica e na defesa do desenvolvimento sustentável dos mares.

Organização conjunta com governo federal e prefeitura

A realização do evento será coordenada em parceria entre a Unesco, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a Prefeitura do Rio de Janeiro. Embora a data exata ainda não tenha sido definida, a confirmação da sede já movimenta diferentes setores ligados à ciência, educação e meio ambiente.

Reconhecimento internacional ao protagonismo brasileiro

Em declaração oficial, Vidar Helgesen, secretário executivo da comissão oceanográfica da Unesco, destacou a importância da atuação brasileira:

“O Brasil, uma nação em que o oceano está profundamente enraizado em sua identidade, tem sido uma força motriz em cada etapa da implementação da Década do Oceano, estabelecendo um padrão global para outros países seguirem.”

A ministra Luciana Santos, do MCTI, também comemorou:

“O Brasil está, assim como a estátua do Cristo Redentor, de braços abertos para recebê-los.”

O que é a Década do Oceano?

A Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021–2030) foi criada pela ONU para promover a geração e aplicação de conhecimento científico voltado à preservação dos oceanos, que cobrem mais de 70% da superfície da Terra.

A proposta é unir governos, cientistas, sociedade civil e setor privado em torno de ações que ajudem a proteger ecossistemas marinhos e mitigar os efeitos das mudanças climáticas.

Conferência terá caráter técnico e científico

O evento no Rio será a terceira conferência oficial da Década do Oceano:

  • 1ª edição (2021): realizada online, devido à pandemia
  • 2ª edição (2024): sediada em Barcelona, na Espanha
  • 3ª edição (2027): prevista para ocorrer presencialmente no Rio de Janeiro

A conferência reunirá pesquisadores, representantes de governos, ONGs e instituições científicas de todo o mundo. O foco será compartilhar avanços, propor políticas públicas e incentivar práticas sustentáveis para a conservação dos oceanos.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Em 6 dias, CNH do Brasil soma 19 mi de usuários e 1 mi de pedidos de novas habilitações


O aplicativo CNH do Brasil, lançado pelo governo federal há seis dias, ultrapassou 19,4 milhões de usuários. Conforme os dados…


O aplicativo CNH do Brasil, lançado pelo governo federal há seis dias, ultrapassou 19,4 milhões de usuários. Conforme os dados…

Geral

Piloto de helicóptero da polícia baleado na cabeça em operação no Rio recebe alta após 9 meses


O piloto de helicóptero e policial civil do Rio de Janeiro Felipe Marques Monteiro deixou o hospital nesta segunda-feira, 15,…


O piloto de helicóptero e policial civil do Rio de Janeiro Felipe Marques Monteiro deixou o hospital nesta segunda-feira, 15,…

Geral

Enel SP diz que seguirá trabalhando para reduzir o impacto de eventos climáticos aos clientes


A Enel São Paulo afirmou que reforçou, “de forma estrutural”, o seu plano operacional e que seguirá trabalhando para reduzir…


A Enel São Paulo afirmou que reforçou, “de forma estrutural”, o seu plano operacional e que seguirá trabalhando para reduzir…