Saiba qual é o animal com a gestação mais longa da natureza
A gestação é um dos momentos mais importantes da natureza, permitindo a continuidade das espécies. A duração da gravidez influencia diretamente a sobrevivência dos animais e ajuda a explicar o motivo de alguns deles estarem ameaçados de extinção.
- Acompanhe o GMC Online no Instagram
- Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp
- Entre no canal do GMC Online no Instagram
A salamandra alpina (Salamandra atra), com gestação durando de dois a três anos, é a espécie com a gestação mais longa do reino animal. Em seguida, vem o elefante-africano (Loxodonta africana), com cerca de 22 meses, e as baleias cachalote (Physeter macrocephalus) e a azul (Balaenoptera musculus), com gestações que podem ultrapassar 16 meses.
LEIA TAMBÉM: Maringá e mais 398 cidades do Paraná estão sob alerta de vendaval; veja até que horas vale o aviso

Com períodos entre 14 e 16 meses, algumas espécies de girafas e rinocerontes ganham destaque na lista. Grandes primatas, como orangotangos e gorilas, podem levar mais de 8 meses para gestar.
“O prolongamento do desenvolvimento embrionário está relacionado ao tamanho corporal elevado, à complexidade anatômica e à necessidade de que os filhotes nasçam em estágios relativamente avançados de maturidade para garantir maiores chances de sobrevivência em ambientes desafiadores”, explica professora de ciências biológicas Eduarda Pelizzari Camilo, do Colégio Católica Curitiba.
Gestação rápida x lenta
Na natureza, longos períodos de gestação são uma estratégia para garantir filhotes mais fortes e preparados. Por outro lado, esse tempo impõe um limite severo à capacidade de reposição populacional — as fêmeas terão poucos descendentes ao longo da vida.
Em caso de perdas, a recuperação populacional pode ser muito mais lenta. Por exemplo, se um grupo de elefantes for afetado com caça, destruição de habitat ou doenças, pode levar décadas para repor os indivíduos falecidos.
Leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online.
