Saiba quem é o morador da região que já visitou os 399 municípios do Paraná


Por Redação GMC Online
Foto: Arquivo pessoal

“Viajar assemelha-se ao conceito de aprendizagem. Não devemos rotular como um gasto ou ir para longe, mas sim como um processo de autoconhecimento”. A fala de Fernando Krueger, morador de Tamboara que visitou os 399 municípios do Paraná, soa como um incentivo para outras pessoas que desejam se aventurar nas estradas. As informações são do Portal da Cidade Paranavaí.

Carro e moto foram os meios que Krueger utilizou para desbravar e registrar, de norte a sul, igrejas, cachoeiras e praças do estado. Ele relatou ao Portal da Cidade Paranavaí que o Projeto 399 começou em 2016 a partir de uma viagem dele a Francisco Alves, onde se encantou pelo portal de entrada da cidade. “Achei maravilhoso aquilo e decidi que registraria os portais ou pontos de referência de todos os municípios”, relembra. 

A busca do tamboarense pela imersão cultural vai além de um simples passeio. Para ele, uma ida até a praça da cidade ou cachoeira já é capaz de proporcionar um dia de aprendizado, paz e quebra da monotonia. O Projeto 399 tomou forma quando o viajante decidiu que aproveitaria os finais de semanas, feriados prolongados e férias para conhecer lugares.

Com o veículo sempre revisado, mala e alimentação prontas, ele partiu de Tamboara para respirar novos ares paranaenses. Atravessar rios de balsa e dormir em hotéis improvisados foram alguns dos pequenos percalços no caminho. “Não consigo definir a viagem mais marcante, mas sem dúvidas Ribeirão Claro, Tibagi e São Manoel do Paraná estão entre os lugares mais bonitos para mim”, declara.

Além de fazer registros das localidades, Krueger pode conversar com moradores de diferentes regiões. O tempo curto de passagem pelos municípios rendeu histórias e memórias para uma vida inteira. “Muitos pensaram que eu não conseguiria conhecer as 399 cidades, mas o projeto foi desenrolando e alinda consegui visitar mais 144 distritos”, comemora.

1/5
2/5
3/5
4/5
5/5

Foto: Arquivo pessoal

A jornada que durou quatro anos terminou em 2020, mas Krueger já planeja outra proposta para o projeto: refazer os trajetos e visitar distritos ainda não conhecidos. ” Eu não tinha noção da grandeza do 399 e hoje vejo o que poderia ter feito de diferente. Para a parte 2 quero levar mais tempo nas paradas e conversar com mais pessoas. Este é o plano”, afirma.

Fernando Krueger, de 33 anos, é formado em História, Letras e Pedagogia, e atualmente cursa Geografia. Ele coleciona fotos dos principais pontos de cada destino nas redes sociais e destaca a importância de valorizar a identidade dos locais. Das janelas do carro ele respirou novos destinos e culturas diferentes; mesmo apreciando a vida rotineira, o historiador almeja trilhar mais roteiros e horizontes.

As informações são do Portal da Cidade Paranavaí

Sair da versão mobile