Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

16 de dezembro de 2025

SÃO CARLOS DO IVAÍ IMPLANTA COLETA INTELIGENTE DE LIXO ELETROELETRÔNICO

Sistema promete facilitar a vida do consumidor e gerar renda para catadores


Por Rogel Martins Barbosa Publicado 03/02/2023 às 22h27
Ouvir: 00:00

São Carlos do Ivaí, a 60 km de Maringá, é a primeira cidade do Brasil a implantar a logística reversa através do sistema inteligente de coleta de resíduos eletroeletrônicos Devolva.

No dia 03/02/23, no paço municipal, assinaram Município, Devolva e Ivaí Reciclagem termo de compromisso que vai garantir renda para catadores com a implantação da coleta inteligente por aplicativo.

CEO do Devolva, Josué de Carlos, o Prefeito José Luiz e Daniel Pires, a Reciclagem Ivaí.
Crédito Wesley Corrêa. Prefeitura São Carlos do Ivaí

Estiveram presentes, além dos secretários de saúde, educação e assistência social, também o prefeito José Luiz Santos, Daniel Pires, representante da Ivaí Reciclagem, Josué de Carlos, CEO do Devolva, o vice-prefeito de Inajá Marcos Antônio Valério, acompanhado do secretário da agricultura e meio ambiente Pedro Regrini e também Lucian Pinheiro, representante da Total Mix, uma das empresas que participará do projeto.

Para o prefeito de São Carlos do Ivaí José Luiz Santos

Nossa motivação para estabelecer a logística reversa através do aplicativo é a necessidade de gerar renda para o catador, de evitar que resíduos eletrônicos sejam descartados de forma incorreta e agregar ao município mais uma ferramenta de cidade inteligente, com uma coleta rastreável em tempo real e certificada ambientalmente.

Josué de Carlos, CEO do Devolva, acredita que São Carlos do Ivaí será referência como a primeira cidade brasileira a promover com uma única ferramenta geração de renda e proteção ambiental.

Prático e fácil

O consumidor baixa o aplicativo e faz a chamada e agendamento da coleta do lixo eletrônico. Ele escolhe o melhor dia e hora. Recebe a foto e o nome de quem irá a sua casa coletar o lixo.

Coletado o lixo, vai para a empresa de reciclagem local, que armazena. A indústria de transformação pega o resíduo e faz seu tratamento, transformando em novos produtos ou promovendo a disposição final.

Uma relação em que todos ganham

O catador e a empresa de reciclagem local são remunerados pela indústria de transformação. O consumidor recebe um certificado de destinação e disposição final corretas. O município tem acesso as informações para poder utilizar na sua política local de gestão de resíduos.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Rogel Martins Barbosa

Resíduos, meio ambiente e estado. Siga este canal no Telegram https://t.me/residuos

Geral

Em 6 dias, CNH do Brasil soma 19 mi de usuários e 1 mi de pedidos de novas habilitações


O aplicativo CNH do Brasil, lançado pelo governo federal há seis dias, ultrapassou 19,4 milhões de usuários. Conforme os dados…


O aplicativo CNH do Brasil, lançado pelo governo federal há seis dias, ultrapassou 19,4 milhões de usuários. Conforme os dados…

Geral

Piloto de helicóptero da polícia baleado na cabeça em operação no Rio recebe alta após 9 meses


O piloto de helicóptero e policial civil do Rio de Janeiro Felipe Marques Monteiro deixou o hospital nesta segunda-feira, 15,…


O piloto de helicóptero e policial civil do Rio de Janeiro Felipe Marques Monteiro deixou o hospital nesta segunda-feira, 15,…

Geral

Enel SP diz que seguirá trabalhando para reduzir o impacto de eventos climáticos aos clientes


A Enel São Paulo afirmou que reforçou, “de forma estrutural”, o seu plano operacional e que seguirá trabalhando para reduzir…


A Enel São Paulo afirmou que reforçou, “de forma estrutural”, o seu plano operacional e que seguirá trabalhando para reduzir…