‘Se tem saúde e tempo, pode estudar’, diz aprovado, aos 81, na UEM


Por Letícia Tristão/CBN Maringá
 Foto: Arquivo/ASC-UEM

Nesta segunda-feira, 25, a Universidade Estadual de Maringá anunciou a relação de candidatos aprovados no Vestibular de Inverno 2023, cujas provas foram realizadas em 27 de agosto.

Dentre os mais de 12 mil inscritos neste exame, um candidato se destacou por ser o mais experiente a conquistar a aprovação no Vestibular: Leonildo Teodoro Gomes, de 81 anos, obteve uma vaga no curso de História através do sistema de cotas sociais.

Ao GMC Online, o candidato mais velho aprovado no vestibular de inverno da UEM deixa um recado para quem acha que está tarde para começar a estudar. “Eu acho que todo mundo enquanto tiver saúde pode estudar. O estudo é muito bom”, diz.

Apaixonado pelos grandes impérios, ele conta que é um historiador nato, mas decidiu ir em busca do certificado que comprovasse isso.

“Eu gosto muito de história e não tinha um certificado de história e eu sou um historiador nato, pois fui lendo e sempre buscando informações e me tornei um verdadeiro historiador. Eu gosto muito da história militar principalmente na época da Guerra de Tróia, história da Grécia, Roma”, explica.

Mas a paixão dele é a indústria química. Seo Leonildo se formou no ensino médio em Maringá e foi trabalhar em São Paulo em 1987. Trabalhou em grandes empresas da indústria de alimentos. Cinco anos depois, voltou para o Paraná e iniciou negócios na área, ele garante que foi precursor no processo de reutilização do óleo de cozinha. E não vai desistir da graduação de engenharia química.

Seo Leonildo foi aprovado em história como segunda opção de curso. Uma das novidades do vestibular de inverno deste ano na UEM. O candidato pôde escolher três graduações e, caso a nota não fosse suficiente, automaticamente seria avaliado dentro da concorrência dos outros cursos. Alternativa que deu certo, avalia o presidente da Comissão do Vestibular Unificado, Edinei Santulo.

“Devido a possibilidade de colocar três opções de curso na inscrição do vestibular, já na primeira chamada há 243 aprovados caso gostariam de estar sendo aprovados e essas vagas já estariam sendo preenchidas já nesse momento. Então, avaliando o vestibular do ano passado foram 509 vagas nessa situação de vaga ociosa já no momento da chamada do vestibular. Lógico que ano passado a gente estava fazendo um vestibular único no ano, praticamente o dobro de vagas do que para esse, mas agora no inverno foram somente 25 vagas nessa situação”, diz.

E para o vestibular de verão, as novidades serão mantidas. As inscrições seguem abertas até 9 de outubro. E o seo Leonildo, inspiração para quem acha que já passou o tempo para estudar, garante que vai se matricular no curso de história e que não vai desistir do diploma como engenheiro químico. “Eu gosto muito de história e vou fazer o curso com certeza”, afirma.

Ouça a reportagem completa na CBN Maringá.

Sair da versão mobile