Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

28 de abril de 2024

Servidor vital, para o bem e o mal


Por Gilson Aguiar Publicado 27/11/2018 às 10h36 Atualizado 19/02/2023 às 03h12
 Tempo de leitura estimado: 00:00
https://www.facebook.com/radiocbnmaringa/videos/278535232803914/

Dentro da máquina pública há a necessidade de se ter lucidez e racionalidade. A compreensão da verdadeira função do Estado na sociedade, o porquê foi criado. Um dos elementos para que isso ocorra é a norma, a constituição, o estatuto. Aquilo que deve ser obedecido como uma descrição funcional e fundada na eficiência e obediência a hierarquia do poder estabelecido dentro do Estado.

O “servidor púbico” ou “funcionário público”, termos que para alguns são distintos, para outros não. A Constituição de 1988 opta por “servidor público”. O contrato por concurso, que tem carreira estabelecida dentro da máquina pública, na administração direta ou indireta. Ele está ligado ao Estado por obediência e subordinado ao representante público, ou cargo comissionado por tempo determinado.

Mas o que quero argumentar aqui é a importância do servido público na manutenção das funções do Estado. Também, na sua capacidade de orientar o representante público ou aquele chefe temporário, dos limites de sua função. Em determinados momentos é ele quem salva a racionalidade, normalidade e lógica do poder dos excessos do representante alucinado.

Contudo, quando o servidor público vê em sua função a mesquinhez momentânea. A busca de satisfazer seus interesses pessoais e ganhar privilégio dentro da máquina, de forma ilícita, os prejuízos para os cofres públicos são bem maiores. Tudo por que o servidor público é permanente. Ele fica. Se mal-intencionado, o vício do malfeito também.

Muitos representantes públicos abusam e estão associados ao servidor público. Uma sociedade perigosa. Temos uma imagem simples de que toda a corrupção vem do eleito. Mas ela é mais profunda quando está na intenção do concursado.

Temos que respeitar e privilegiar o servidor público. Porém, é fundamental saber dos problemas que um funcionalismo desqualificado ou mal-intencionado pode gerar. Fiscalize o representante público, mas também o servidor. Denuncie abusos e elogie o trabalho bem feito. Se o representante é eleito e pode ser tirado em uma eleição, não recebendo o voto, o servidor é concursado, mas nem por isso eterno.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Planos de saúde coletivo terão aumento de 14% em terceiro ano de alta; veja as maiores taxas


Os planos de saúde coletivos terão reajuste de dois dígitos neste ano, de acordo com relatório da XP Investimentos com…


Os planos de saúde coletivos terão reajuste de dois dígitos neste ano, de acordo com relatório da XP Investimentos com…

Geral

Mais de 370 cidades de SP são afetadas por onda de calor fora de época; veja regiões em alerta


Os últimos dias de abril e o início de maio vão continuar com altas temperaturas, com os termômetros podendo atingir…


Os últimos dias de abril e o início de maio vão continuar com altas temperaturas, com os termômetros podendo atingir…