Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de dezembro de 2025

Sindicato de servidores do IBGE mantém paralisação de 24h apesar de liminar


Por Agência Estado Publicado 31/10/2024 às 11h42
Ouvir: 00:00

O sindicato de servidores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o Assibge, manteve a paralisação de 24 horas aprovada por servidores para esta quinta-feira, 31, a despeito de uma liminar contra o movimento grevista obtida pela Presidência do órgão, ocupada por Marcio Pochmann. As divulgações agendadas pelo IBGE foram feitas nesta quinta sem qualquer prejuízo decorrente da paralisação.

Segundo o sindicato, a direção do IBGE adotou medidas desproporcionais para defender a criação da fundação de direito privado IBGE+.

“O sindicato apontou o dia 31/10 como um dia de resistência ao IBGE+, com mobilizações agendadas em ao menos 10 Estados, e com uma consistente deliberação por paralisação de 24 horas por parte dos servidores da unidade localizada na Av. Chile, no Rio de Janeiro, ao que a direção reagiu buscando criminalizar o movimento, e judicializou a questão”, comunicou o sindicato, em nota. “Em mais esse enfrentamento necessário, os trabalhadores do IBGE não serão intimidados por essas atitudes antissindicais. A Assibge – Sindicato Nacional orienta os servidores do IBGE a manterem e reforçarem suas mobilizações.”

A entidade que representa os trabalhadores lembra que a judicialização do movimento grevista ocorre poucos dias após uma reunião da direção do IBGE com o sindicato. Na ocasião, “soluções concretas ficaram pendentes em razão da ausência do presidente”, queixou-se o sindicato, acrescentando que a gestão de Pochmann tem se distanciado “do diálogo que não hesita em anunciar como virtude”.

“Após tramitar secretamente a criação de uma fundação de direito privado, batizada com o acintoso nome de IBGE+, e da qual os servidores da instituição só tomaram conhecimento passados dois meses do registro em cartório, a atual gestão concentra todos os esforços na defesa incondicional da nova entidade”, criticam os representantes dos servidores.

O sindicato lembra que tem denunciado a falta de recursos na instituição há anos, mas que a solução seria um aporte orçamentário suficiente no IBGE, “e não arranjos que trazem riscos institucionais de toda ordem, como ocorre com o IBGE+”.

“Contudo, mesmo num cenário de tantas dificuldades, causa espanto o esforço para, num curto espaço de tempo, subsidiar o preparo de demanda jurídica que, protocolada na véspera da mobilização, menos de 5 horas depois obteve do desembargador relator uma liminar, quando já era noite do dia 30/10, na qual se determinou a manutenção de 70% dos servidores em atividade. É pena que tal refinamento e eficácia não possa permear a gestão em outros pontos”, apontou a entidade.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Pedidos de auxílio-desemprego nos EUA caem 13 mil na semana, para 224 mil


O número de pedidos de auxílio-desemprego nos Estados Unidos na semana encerrada em 13 de dezembro caiu 13 mil, a…


O número de pedidos de auxílio-desemprego nos Estados Unidos na semana encerrada em 13 de dezembro caiu 13 mil, a…

Economia

Nos EUA, CPI sobe 0,2% nos 2 meses de setembro a novembro e taxa anual avança 2,7%


O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos subiu 0,2% nos dois meses de…


O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos subiu 0,2% nos dois meses de…

Economia

BCE mantém juros pela 4ª vez seguida, após avanço inesperado do PIB e inflação sob controle


O Banco Central Europeu (BCE) deixou suas principais taxas de juros inalteradas pela quarta vez seguida nesta quinta-feira, 18, visto…


O Banco Central Europeu (BCE) deixou suas principais taxas de juros inalteradas pela quarta vez seguida nesta quinta-feira, 18, visto…