Síndrome de Munchausen: entenda condição da personagem de Jade Picon


Por Metrópoles, parceiro do GMC Online
Reprodução/TV Globo

Nos próximos capítulos de Travessia, novela da TV Globo, a personagem Chiara, vivida por Jade Picon, será diagnosticada com uma condição rara, a síndrome de Munchausen ou distúrbio factoide. O paciente com o transtorno psicológico é reconhecido por simular sintomas de uma doença ou se machucar de propósito para receber cuidados hospitalares.

“Uma importante característica deste quadro é que o objetivo não é o de ter algum benefício prático, como benefício previdenciário. Sua principal intenção é assumir o ‘papel de doente’ para que as pessoas cuidem dele e ele seja o centro das atenções”, explica o psiquiatra Elson Azevedo, pesquisador do Departamento de Psiquiatria da Unifesp.

A causa exata da síndrome é desconhecida. Segundo Azevedo, um importante fator relacionado à necessidade de atenção e simpatia da equipe médica é a vivência de experiências traumáticas na infância, como negligência e abandono pelos pais, ou abusos físicos e sexuais. Também podem estar envolvidas experiências de adoecimento na infância que podem ter causado extensa atenção médica.

Leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online.

Sair da versão mobile