Sistema de Integração Lavoura, Pecuária e Floresta recupera áreas degradadas e aumenta produtividade; entenda
A Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF) é um sistema que combina diferentes atividades agrícolas em uma mesma área, promovendo a recuperação de solos degradados e o aumento da produtividade de forma sustentável. Quem explica é Emerson Nunes, gerente técnico de ILPF da Cocamar Cooperativa Industrial, que destaca o avanço da prática no noroeste do Paraná, especialmente na região do Arenito, onde há grandes áreas de pastagens improdutivas.
- Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp
- Receba as notícias do esporte de Maringá e região pelo WhatsApp
“É possível mais que triplicar a produção em uma mesma área sem precisar desmatar. A soja, por exemplo, ajuda a recuperar o solo e pode até pagar os custos da pecuária”, afirma Emerson. Segundo ele, o sistema proporciona sinergia entre culturas como soja, milho, pecuária de corte ou leite e até florestas para produção de madeira ou biomassa.
LEIA TAMBÉM: Sicredi Dexis anuncia R$ 3,5 bilhões para a safra 2025/2026
Além de diversificar a renda do produtor, a ILPF reduz o uso de defensivos agrícolas e protege melhor o solo contra eventos climáticos, como geadas. Capins como a braquiária, com raízes profundas, ajudam a conservar a umidade e a temperatura do solo, favorecendo a produtividade.

O sucesso do modelo depende de planejamento técnico, análise de solo, calendário de plantio e manejo adequado. A Cocamar, pioneira no sistema, oferece suporte aos produtores e participa de iniciativas como o Integra Paraná e a Rede ILPF. Hoje, cerca de 230 mil hectares estão integrados na área de atuação da cooperativa, sendo 80 mil apenas no Paraná. No Brasil, estima-se que a ILPF já esteja presente em 17 milhões de hectares.



