Tornado atinge Terra Rica e assusta moradores de área rural; VÍDEO
Um tornado foi registrado na área rural de Terra Rica (a 129 quilômetros de Maringá) durante a tarde desta terça-feira, 1º. Apesar da fraca intensidade, o fenômeno assustou moradores. Uma pessoa registrou o momento em que o tornado se formava.
De acordo com informações do meteorologista Fábio Luengo, do Somar Meteorologia, os ventos, neste caso, chegaram a aproximadamente 80 km/h, velocidade considerada “baixa” para um tornado.
Segundo ele, os tornados geralmente ocorrem durante a primavera. “A primavera é a estação dos temporais. A atmosfera está muito instável durante a estação, então acaba provocando esses temporais. E, dependendo da direção dos ventos, forma o tornado”, afirma.
Um vídeo compartilhado nas redes sociais mostra o momento em que o fenômeno é visto na área rural de Terra Rica.
Conforme explica o meteorologista, uma das características principais para que um tornado se forme é que ocorra o cisalhamento do vento, que é quando há uma mudança direção ou intensidade do vento em uma distância relativamente curta na atmosfera.
Além disso, é preciso ter muita instabilidade. A gente tinha uma área de baixa pressão entre o Mato Grosso do Sul e o Paraguai, que acabou gerando instabilidade no noroeste do Paraná, tivemos o corredor de umidade da Amazônia, que deu esse suporte de umidade para os temporais, o calor dos últimos dias e também outras instabilidades a cinco e dez mil metros de altitude. Tem que ter todo esse pacote de instabilidade para formar [um tornado]”, detalha.
Mesmo tendo tocado o solo, o fenômeno não causou estragos e não deixou feridos.