Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de dezembro de 2025

Transformação Digital nas Empresas


Por Redação GMC Online Publicado 06/05/2025 às 16h46
Ouvir: 00:00

A transformação digital definitivamente começou, e é como se estivéssemos passando por uma nova Revolução Industrial. A tecnologia entrou em uma nova era, e isso nunca se refletiu tão diretamente nos negócios. Todas as empresas e segmentos se veem diante da oportunidade de melhorar através da otimização de processos. 

image
Foto: Unsplash

O que é Transformação Digital?

Para entender o que é a transformação digital, vamos ter que usar o exemplo da Revolução Industrial outra vez, que revolucionou o mundo no século XVIII ao incluir máquinas em processos de produção, em uma explicação extremamente básica. O que acontece agora é a praticamente a mesma coisa, mas dentro do mundo digital. 

A tecnologia já é muito mais do que “máquinas”, e os negócios digitais são literalmente transformados através dela. A transformação digital é o ato de repensar os processos de uma empresa sob a ótica da tecnologia, considerando otimização, automação, inteligência artificial  e muitos softwares de gestão profissional. 

Objetivos da Transformação Digital

A transformação digital nas empresas tem como principal objetivo a otimização de processos, independentemente do que isso significa. Os processos são diferentes para cada segmento, então a otimização pode ser bastante subjetiva. Mas esta é uma das principais características da nova era digital: as ferramentas de gestão nunca foram tão flexíveis e adaptáveis a cada tipo de negócio. 

Considerando todos os tipos de segmentos, estes são os principais objetivos da transformação digital:

  • Otimizar a colaboração entre organizadores;
  • Facilitar a gestão do relacionamento com o cliente;
  • Melhorar a experiência do cliente;
  • Automatizar processos mecânicos;
  • Fornecer dados para dar qualidade às decisões.

A ideia é otimizar a gestão do negócio de uma forma geral, encontrando todas as melhores ferramentas para cada segmento e integrando-as para tornar os processos mais produtivos e também mais baratos.

O Novo Consumo da Informação

A forma como consumimos a informação também é fortemente influenciada pela transformação digital. A criação de conteúdo de qualidade nunca foi um problema, mas a segmentação e a otimização para mecanismos de busca é um trabalho que mostra muito mais resultados através da automação, com dados e análises de performance que possibilitam campanhas extremamente assertivas.

Atualmente, a mensagem precisa ser passada de forma dinâmica, segmentada, no tamanho e até na cor certa. A criatividade ainda é nossa e, no fundo, sempre vai ser, mas a gestão de informações é altamente qualitativa com a ajuda da tecnologia. 

A informação através de arquivos também foi influenciada, e principalmente no mercado de trabalho, arquivos como o PDF precisam estar sempre facilmente acessíveis para edição, compactação e qualquer outro tipo de alteração necessário. Para fazer resumo de PDF, ferramentas como o PDF Guru são grandes agentes da transformação digital. 

Inteligência Artificial na Transformação Digital

Para entender o que é a transformação digital nas empresas, também é importante conhecer o papel da Inteligência Artificial. Em praticamente todos os aspectos da nova era digital, é possível enxergar o impacto da IA. Muitos processos que eram feitos manualmente ou através de computadores mais lentos, hoje são realizados em segundos, e praticamente sem intervenção humana. 

Um bom exemplo é o setor de atendimento de qualquer empresa. A maioria dos serviços de apoio hoje em dia conta com um chatbot, que adianta a resolução dos problemas dos clientes com muita qualidade (quase sempre). Ainda que não seja perfeito, a necessidade de contato com um atendente humano foi reduzida a casos extremos em que a solução não conseguiu ser encontrada. Outros exemplos são:

  • Relatórios e análises automatizadas (como Power BI);
  • Criadores de texto e imagem (como ChatGPT);
  • Carros autônomos;
  • Bots de recomendação de anúncios e conteúdos.

Existem também IA que faz resumo de PDF, que faz diagnóstico através de imagem, que cria plano de negócios baseados em dados e muito mais. A Inteligência Artificial é definitivamente o principal player da transformação digital. 

Ferramentas mais Comuns da Transformação Digital

Pela utilidade e resultados em otimização de processos, algumas ferramentas digitais ganharam muito destaque na transformação digital. A seguir, você vai conhecer alguns tipos de software interessantes da nova era para inspirar a revolução tecnológica no seu negócio:

  • TOTVS: Software de planejamento mais utilizado no Brasil que integra todos os setores de uma empresa para otimização de processos em geral.
  • Google Workspace: Versões online facilmente compartilháveis do Word, Excel, PowerPoint, etc.
  • PDF Guru: Ferramenta de edição e adaptação de documentos PDF que facilita todo tipo de ação e compartilhamento do formato.
  • Power BI: Tem como principal característica a fácil integração com diferentes tipos de fonte de dados.
  • Salesforce: Um dos maiores nomes em CRM (Gestão do Relacionamento com o Cliente).
  • Trello: Aplicativo de gerenciamento de projetos, com alto nível de flexibilização e customização, mesmo para segmentos específicos de negócio. 

Não faltam bons exemplos conhecidos, como Tableau, Slack, HubSpot, Google Analytics, SAP e outros. Vale a atenção para encontrar o modelo mais indicado para o seu negócio.

Maiores Desafios da Nova Era Digital

Por que a transformação digital é importante? Para otimizar os processos de um negócio e tornar toda a cadeia de ações mais produtiva. Ótimo! Mas isso não significa que não existem desafios na adaptação à nova era. Os principais obstáculos são:

  • Falta de investimento;
  • Falta de capacitação dos colaboradores;
  • Ausência de planejamento;
  • Resistência à novidade;
  • Exposição a riscos cibernéticos.

São questões que também precisam ser avaliadas, e a dica é ir com calma. Ferramentas SaaS, que não envolvem instalação, manutenção e mantém suas bases de dados em nuvens podem ser uma boa opção para começar. 

Conclusão

A transformação é uma realidade praticamente inevitável para qualquer negócio atualmente, por mais que existam desafios na aceitação e implementação, é um diferencial positivo para quem busca melhores resultados. A forma de trabalhar mudou, assim como a forma de se comunicar e gerir negócios. É preciso que as empresas abracem a tecnologia para garantir um lugar no futuro.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Chegada do verão: temperaturas voltam a subir no fim de semana em São Paulo? Veja a previsão


As temperaturas voltam a subir em São Paulo neste fim de semana após o período de instabilidade provocado pela frente…


As temperaturas voltam a subir em São Paulo neste fim de semana após o período de instabilidade provocado pela frente…

Geral

Polícia de SP prende segundo suspeito por roubo na Biblioteca Mário de Andrade


A Polícia Civil de São Paulo prendeu temporariamente o segundo suspeito de envolvimento no roubo à Biblioteca Mário de Andrade,…


A Polícia Civil de São Paulo prendeu temporariamente o segundo suspeito de envolvimento no roubo à Biblioteca Mário de Andrade,…