UEM sedia Encontro Nacional de Pró-Reitores de Pós-Graduação e Pesquisa de universidades estaduais

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) é sede do Encontro Nacional de Pró-Reitores de Pós-Graduação e Pesquisa de Universidades Estaduais, iniciado nesta quinta-feira, 26, e que segue até esta sexta, 27.
O evento integra as atividades do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pós-Graduação e Pesquisa, que reúne mais de 250 instituições brasileiras de ensino superior e pesquisa científica e tecnológica. Nesta edição, a programação vai abordar temas relacionados às ações de agências de fomento, que incentivam e financiam pesquisas no âmbito das instituições estaduais de ensino superior de todo o País.
A iniciativa tem um papel estratégico, pois mobiliza os gestores em torno de políticas públicas voltadas à resolução dos principais desafios do segmento, nas diferentes realidades brasileiras. Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UEM, professor Luiz Fernando Cótica, o evento é importante para a articulação de ações conjuntas entre as instituições.
“A atuação dos programas de pós-graduação ajudam muito no avanço da ciência e na solução de problemas das pessoas e é esse o tema principal de discussão desse evento que irá reunir pró-reitores de pesquisa e pós-graduação das universidades estaduais do Brasil”, disse.
Ele destaca ainda que sediar um evento dessa importância demonstra o engajamento e alinhamento do Estado com os órgãos de fomento, além de facilitar as articulações com as diversas organizações da área.
“A realização desse evento na UEM é muito importante para a nossa instituição e para o Paraná, por que demonstra o nosso engajamento com os órgãos de fomento federais e com a representatividade dos pró-reitores de pesquisa e pós-graduação de todo o Brasil. Isso mostra o nosso prestígio e facilita as nossa ações políticas junto a esses órgãos”, disse.
Em Maringá, o encontro vai reunir representantes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pode ser acompanhado pela internet, no canal da Universidade Estadual de Maringá (UEM) no YouTube.
