Um em cada três maringaenses mora de aluguel, segundo o IBGE
Uma pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que Maringá é a cidade com maior porcentual de imóveis onde se paga aluguel em todo Paraná. Os dados do Censo de 2022 indicam que, ao todo, existem 156.486 domicílios na Cidade Canção e destes 55.094 são alugados.
De acordo com o economista João Ricardo Tonin, esses números podem ser compreendidos a partir de uma visão histórica da chegada dos pioneiros, no final da década de 30.
A colonização pela Companhia de Terras criou um modelo onde muitos receberam as famosas datas, que se tornaram moradia e também opções de investimento. Essa cultura desenvolvida como forma de investimento, acabou gerando um mercado ativo de imóveis, se tornando uma renda de aposentadoria importante para muitas famílias.
Ainda segundo o economista, a divulgação de rankings como o Índice dos Desafios da Gestão Municipal (IDGM), que colocam Maringá como a melhor cidade do Brasil para se viver tem criado um holofote para muitas famílias que desejam um lugar mais tranquilo para morar.
Quando essas famílias vêm para Maringá elas primeiro alugam um imóvel, para conhecer e se adaptar à cidade, antes de efetivamente investir na casa própria.
Tendência no Brasil
O último Censo registrou o aumento da população que paga aluguel. Atualmente, um em cada cinco brasileiros vive em um imóvel alugado (20,9%). O aumento foi de 8,6% em duas décadas.
Por outro lado, a porcentagem de pessoas que possuem imóvel próprio teve uma queda nos últimos anos, passando de 76,8% nos anos 2000 para 72,7% em 2022.
No Brasil, os municípios com os maiores percentuais de imóveis alugados são: Santa Catarina, São Paulo e O Distrito Federal. Dentre as cidades com mais de cem mil habitantes, Balneário Camboriú (SC) é a que tem mais imóveis alugados (45,2%).