Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

23 de dezembro de 2024

Vai chover no Natal? Veja a previsão do tempo para o Paraná e Maringá


Por Felippe Gabriel Publicado 23/12/2024 às 12h42
Ouvir: 00:00

O Natal deve ser chuvoso para a maior parte dos brasileiros este ano. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) tem alertas amarelos, de perigo potencial, para chuvas fortes ao menos até esta terça-feira, 24 de dezembro, no norte do Estado de São Paulo; em todo o litoral paulista, paranaense e do norte catarinense; nas regiões Norte e Centro-oeste; em todo Minas Gerais e Rio de Janeiro; no oeste da Bahia e do Piauí; em quase todo o Maranhão.

No litoral do Paraná e Região Metropolitana de Curitiba (RMC), a previsão é de chuva entre 20 a 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, conforme o Inmet. O alerta para acumulado de chuva entrou em vigor nesta segunda-feira, 23, às 9h20, e segue até terça-feira, 24, às 10h.

image

A recomendação do Instituto é de que as pessoas não enfrentem tempestades, evitem utilizar aparelhos conectados à tomada no período de chuva e se mantenham atentos a possíveis alterações no terreno em regiões de encostas, apesar de o risco de deslizamentos e alagamentos ser baixo.

Previsão do tempo para o Natal no Paraná

Depois de uma segunda-feira com nebulosidade no leste e litoral e tempo abafado no restante do estado, o Natal em boa parte do Paraná deve seguir a tendência do país em relação às chuvas.

Segundo o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), a terça-feira, 24, véspera do feriado, fica abafada no estado, com previsão para chuvas rápidas e localizadas.

A porção leste paranaense deve continuar com nebulosidade, menores temperaturas e mais chances de precipitação. No norte e oeste, o predomínio será do sol, mas com temperaturas que não ultrapassam os 30ºC.

terça
Previsão do tempo para terça-feira, 24, véspera do Natal | Fonte: Simepar

Em Maringá, não deve chover na véspera do Natal. A mínima será de 19ºC e máxima será de 29ºC, conforme o Simepar. A umidade realitiva do ar deve ficar entre 53% e 84%.

Já na quarta-feira, 25, feriado de Natal, a chuva deve atingir mais regiões do estado e com mais intensidade. De acordo com o Simepar, o avanço deuma frente fria pelo Oceano Atlântico deve aumentar a instabilidade do clima no Paraná.

Dessa forma, as temperaturas deverão ter leve queda, apesar do abafamento que deve permanecer. A precipitação chega com mais força para o sul, oeste e noroeste, invertendo as condições da terça-feira.

quarta
Previsão do tempo para quarta-feira, 25, feriado de Natal | Fonte: Simepar

Apesar do avanço da chuva, não há previsão de precipitação em Maringá para a quarta-feira. Além disso, as condições do tempo deve ser parecidas às previstas para terça-feira, com mínima de 20]C e máxima de 30ºC.

Confira a previsão do tempo para os próximos dias em Maringá, segundo o Simepar:

image

Verão deve ser quente, chuvoso e com menos ondas de calor

O verão 2025, que teve início às 6h20 do sábado, 21, não vai repetir as fortes ondas de calor que marcaram o verão passado. Segundo Inmet, o período será quente, mas espera-se uma distribuição melhor das chuvas. Não são esperados grandes volumes de chuvas em curto espaço de tempo.

“As temperaturas tendem a permanecer acima da média histórica na maior parte da região, porém, a entrada de frentes frias e a formação de corredores de umidade vindos da Amazônia podem favorecer a ocorrência de dias consecutivos com chuva, amenizando a temperatura”, diz relatório do instituto.

A previsão para o primeiro trimestre de 2025 indica que as chuvas podem ficar acima da média em São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santos e sul de Minas Gerais.

Conforme o instituto, sem a influência do El Niño e com a possível baixa configuração do La Niña, o clima deve ficar mais próximo da neutralidade, contrastando com as condições do verão passado.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *