Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

14 de outubro de 2024

Washington Olivetto foi fundador da Democracia Corinthiana e recebeu homenagem da Gaviões


Por Agência Estado Publicado 13/10/2024 às 19h44
Ouvir: 00:00

Washington Olivetto, ícone da publicidade brasileira que morreu neste domingo, aos 73 anos, era um grande torcedor do Corinthians. O publicitário chegou a ser vice-presidente de marketing do clube e foi um dos fundadores do movimento Democracia Corinthiana.

Olivetto assumiu o cargo no Corinthians quando a função não era disseminada no futebol brasileiro, no começo da década de 1980. A participação dele na criação da Democracia Corinthiana buscava reiterar a imagem da instituição como “clube de todos”. O movimento era liderado pelos próprios jogadores, em especial Casagrande, Sócrates e Wladimir, que tomavam decisões internas com votação entre os atletas.

Em 2013, Olivetto recebeu uma homenagem da escola de samba da Gaviões da Fiel. O tema do desfile da escola naquele ano foi a história da publicidade brasileira.

“Nos últimos anos aconteceu muita coisa com o futebol: ele passou a ganhar a conotação de primo-irmão da cultura pop. De repente, e através dos europeus, começa-se a implantar, para os astros de futebol, os seus popstars, números parecidos com os da NBA. Um Ronaldinho ou um Beckham é semanalmente visto no mundo por mais pessoas do que o Bono em uma turnê inteira do U2”, analisou sobre a participação de grandes marcas no futebol, ao Estadão, às vésperas da Copa do Mundo de 2006.

“O futebol é o esporte mais miscigenado do mundo. Não só por causa de cada atleta, mas pela mistura da disputa, do contato físico. Essa mistura democratiza e recria a beleza. Muda padrões. De repente, o cabelo arrepiado, o dentão, tudo isso vira um novo signo de beleza. O futebol permite que você seja tão bonito quanto o David Beckham ou o Tévez”, falou naquela entrevista.

O Corinthians lamentou, em nota, a morte do publicitário. “Um dos ícones da publicidade, Olivetto herdou a paixão pelo Corinthians de seu tio Armando. O Corinthians se solidariza com a família nesse momento de dor”, diz um trecho do texto.

Entre as obra criadas por Olivetto, dois livros abordam o clube. Em “Corinthians x Outros”, ele conta partidas fictícias contra times montados por torcedores de outro clubes, como o Santos de Fausto Silva, o Palmeiras de José Serra, o São Paulo de Ricardo Kotscho, o Fluminense de Jô Soares, e o Flamengo de Jorge Ben Jor.

Já em “Corinthians – É Preto no Branco”, ele conta a história do clube como se explicasse a paixão pelo Corinthians a um colega norte-americano. A obra também é assinada pelo jornalista corintiano Nirlando Beirão.

Olivetto ficou quase cinco meses internado no Copa Star, no Rio de Janeiro. Foi o hospital que confirmou a morte do publicitário neste domingo e afirmou não ter autorização da família para divulgar mais detalhes.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

Seleção brasileira pode se classificar para Copa mesmo se manter sua pior campanha da história


O fraco futebol apresentado pela seleção brasileira ao longo destas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026 sugere o…


O fraco futebol apresentado pela seleção brasileira ao longo destas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026 sugere o…

Esportes

Martinelli sofre edema na panturrilha e vira dúvida na seleção brasileira


O atacante Gabriel Martinelli virou dúvida na seleção brasileira pouco menos de dois dias antes da partida contra o Peru,…


O atacante Gabriel Martinelli virou dúvida na seleção brasileira pouco menos de dois dias antes da partida contra o Peru,…

Esportes

Corinthians vai jogar a Copa do Brasil de 2025? Entenda regulamento e a situação do clube


Jogar a Copa do Brasil, mais do que objetivo competitivo, representa muito para as finanças dos clubes brasileiros. O torneio…


Jogar a Copa do Brasil, mais do que objetivo competitivo, representa muito para as finanças dos clubes brasileiros. O torneio…