Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

08 de dezembro de 2025

Zé Roberto pede pés no chão à seleção feminina de vôlei após vaga na semifinal contra os EUA


Por Agência Estado Publicado 06/08/2024 às 13h30
Ouvir: 00:00

O técnico José Roberto Guimarães não quer saber de entusiasmo exagerado após vitória arrasadora sobre a República Dominicana nesta terça-feira e a classificação às semifinais do vôlei feminino nos Jogos Olímpicos de Paris-2024. O treinador já quer suas comandadas concentradas para o duelo que vale vaga na final diante da forte e atual campeã seleção dos Estados Unidos, na quinta, e pediu pés no chão após o quarto triunfo seguido.

“Precisávamos dessa vitória, e é importante termos entrado na zona de medalha”, enfatizou Zé Roberto, sem querer que a equipe perca a concentração após o triunfo por 3 a 0. “Temos de manter os pés no chão, pensar no próximo jogo (contra as americanas, que passaram pela Polônia), nos concentrar da mesma maneira”, advertiu.

O Brasil ficou cinco anos sem ganhar dos Estados Unidos. Depois da vitória no Pan de Guadalajara, em 2019, só havia vencido dois sets das rivais (levou 3 a 0 na final olímpica de Tóquio, em 2021) até quebrar o jejum na fase de classificação da Liga das Nações, em maio, com 3 a 1 no Maracanãzinho. O reencontro ocorre nesta quinta-feira após as rivais anotarem 3 a 0 na Polônia, parciais de 25/22, 25/14 e 25/20.

O treinador não escondeu, contudo, sua satisfação com a seleção feminina, que faz linda campanha em Paris. “O time tem jogado bem, mas é jogo após jogo, dia após dia, e temos que manter a pegada e a concentração”, afirmou. “Tem sido muito importante o foco das jogadoras no dia a dia e nos treinamentos. Vamos ter um jogo muito difícil na semifinal e temos que estar preparados.”

As jogadoras assimilaram as palavras do “chefe” e também adotaram discurso de que nada está ganho nos Jogos Olímpicos, apesar da garantia por briga de, ao menos, o bronze com a vaga entre as quatro melhores.

“Queríamos muito essa vitória, mas não tem muito tempo para comemorar. O que fizemos até agora passou. É importante ter entrado nessa zona de medalha, que era o primeiro objetivo, mas vamos em busca da final”, advertiu a ponteira Rosamaria. “A cabeça já está no próximo jogo. Temos que nos preparar para um jogo muito difícil, mas o principal foco é na nossa equipe, nosso desempenho, em como a gente vai se apresentar, e a nossa energia e agressividade dentro de quadra, que têm sido importantes”, ressaltou.

A capitã Gabi revelou, ainda, que a ordem da comissão técnica era de acompanhar o duelo entre Estados Unidos e Polônia, o segundo jogo das quartas de final olímpica do dia, para observar e estudar a futura adversária.

“Foi um passo importantíssimo. Sabemos a dificuldade de jogar as quartas de final, e fizemos nosso papel hoje. Jogamos com muita agressividade, muito focadas, o Zé Roberto não deixava em nenhum momento nossa energia baixar”, disse. “Agora é descansar, vamos assistir todos juntos essa partida entre Estados Unidos e Polônia para já irmos nos preparando.”

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

Lucas e Calleri lamentam lesões em ano turbulento no São Paulo e projetam: ‘Futebol dá voltas’


Após o fim da temporada do São Paulo, os atacantes Lucas e Jonathan Calleri usaram as redes sociais nesta segunda-feira…


Após o fim da temporada do São Paulo, os atacantes Lucas e Jonathan Calleri usaram as redes sociais nesta segunda-feira…

Esportes

Neymar faz desabafo após jogar lesionado e evitar queda do Santos para Série B: ‘Foi no limite’


Neymar desabafou em uma postagem feita nas redes sociais após o Santos se livrar do rebaixamento para a Série B…


Neymar desabafou em uma postagem feita nas redes sociais após o Santos se livrar do rebaixamento para a Série B…

Esportes

Mike Tyson anuncia África como local para a luta de exibição com Floyd Mayweather em março


Três meses após anunciar em suas redes sociais que vai realizar uma luta exibição com Floyd Mayweather em 2026, o…


Três meses após anunciar em suas redes sociais que vai realizar uma luta exibição com Floyd Mayweather em 2026, o…