Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

16 de dezembro de 2025

Anvisa interdita medidor de glicose reprovado em testes da Fiocruz


Por Metrópoles, parceiro do GMC Online Publicado 28/07/2025 às 19h31
Ouvir: 00:00

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a interdição cautelar do medidor de glicose sanguínea OK PRO, importado e comercializado pela empresa Biomolecular Technology. A decisão foi publicada nesta segunda-feira, 28, no Diário Oficial da União.

Segundo a Anvisa, três lotes do medidor foram reprovados em testes realizados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). As amostras falharam nos quesitos de rotulagem, conformidade, repetibilidade e reprodutibilidade, o que compromete a precisão das medições de glicose — um risco direto à saúde de pacientes que dependem de dados confiáveis para o uso de insulina e ajustes na alimentação.

LEIA TAMBÉM: Execução em Maringá teria ligação com tráfico de drogas, diz delegado

image
Foto: Freepik | Reprodução

Confira os lotes reprovados:

  • OKPR000266498;
  • OKPR000266508;
  • OKPR000266509.

Riscos de medição de glicose errada

Medições imprecisas de glicemia podem levar a decisões erradas sobre a dose de insulina ou medicamentos orais, resultando em quadros de hipoglicemia (queda brusca do açúcar no sangue) ou hiperglicemia (níveis elevados), ambos com potencial de complicações graves.

O controle glicêmico é essencial para evitar desfechos como cegueira, falência renal, amputações e problemas cardiovasculares.

Leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online. 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação