Chá anti-inflamatório previne contra pedra no rim e infecção urinária
Condição dolorosa que afeta milhões de brasileiros, os cálculos renais ou pedras nos rins são massas duras que se formam no trato urinário, provocando dor intensa, hemorragia, infecções e bloqueio no fluxo de urina. Além de boa ingestão de água, outra alternativa natural para prevenir a condição é apostar no chá de quebra-pedra.
O nome popular da planta medicinal da espécie Phyllanthus niruri realmente tem ligação com os rins, “partindo” as massas que se formam nos órgãos. A bebida possui propriedades diuréticas, hepatoprotetoras, antioxidantes e antiespasmódicas.

O chá de quebra-pedra é indicado para auxiliar na prevenção ou tratamento complementar em casos de cálculos renais, infecções urinárias leves e problemas hepáticos. No entanto, para funcionar, é essencial preparar a infusão da maneira correta.
“O ideal é tomar o chá de quebra-pedra sem adoçantes e em quantidades moderadas, geralmente duas a três xícaras por dia, por um período curto”, explica o nutricionista Guilherme Lopes, do grupo Mantevida, em Brasília.
Além de evitar a formação de pedras nos rins, o chá tem ação antioxidante, combatendo o estresse oxidativo, eliminando toxinas do corpo e protegendo os rins e o fígado.
Leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online.