Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

08 de dezembro de 2025

Cientistas criam novo exame para detectar idade biológica dos órgãos


Por Metrópoles, parceiro do GMC Online Publicado 09/07/2025 às 20h48
Ouvir: 00:00

Nem sempre o corpo revela a idade que a certidão de nascimento mostra. Enquanto a idade cronológica está ligada ao número de anos desde o nascimento, a idade biológica representa a condição fisiológica real do corpo, baseada na saúde dos órgãos e tecidos e representando uma medida mais precisa de envelhecimento e risco de doenças.

Em busca de novas formas para definir a idade biológica, pesquisadores da Stanford University School of Medicine, nos Estados Unidos, desenvolveram um indicador sanguíneo da idade dos órgãos. A pesquisa foi publicada nesta quarta-feira, 9, na revista científica Nature Medicine.

LEIA TAMBÉM: Lua do veado ilumina o céu nesta quinta-feira; conheça o fenômeno

image
Foto: Freepik | Reprodução

“Com esse indicador, podemos avaliar a idade de um órgão hoje e prever as chances do paciente desenvolver uma doença associada a esse órgão 10 anos depois” destaca o coautor do artigo, Tony Wyss-Coray, professor de neurologia e ciências neurológicas da Stanford University School of Medicine, nos Estados Unidos, em comunicado.


Riscos de ter idade biológica mais alta

  • Ter idade biológica incompatível com a cronológica aumenta o risco de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, e outros problemas de saúde.
  • A idade biológica avançada eleva o risco de problemas de ansiedade e depressão. 
  • O conjunto de fatores causados pela idade biológica elevada pode causar a morte precoce. 
  • Fatores como estilo de vida, genética e exposição a ambientes prejudiciais à saúde podem influenciar na idade biológica.

Leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online. 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação