Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

22 de novembro de 2024

Cinco alimentos altamente cancerígenos para tirar da sua dieta


Por Metrópoles, parceiro do GMC Online Publicado 04/04/2023 às 10h22
Ouvir: 00:00
Foto: Ilustrativa/Unsplash

O Brasil tem sofrido com um aumento considerável nos casos de câncer de intestino. Famosos como Preta Gil e Simony apresentam o quadro, o que levou a um aumento na busca por esse assunto na internet.

Vale destacar que a alimentação é um dos fatores primordiais na prevenção de todos os tipos de câncer, inclusive o que acomete esse órgão. Estudos recentes associaram um maior consumo de alimentos ultraprocessados ao surgimento de 34 tipos de câncer.

Por isso, priorizar o consumo de alimentos naturais, com alta densidade nutricional, como frutas, vegetais, hortaliças e grãos integrais, é algo fundamental.

Se você deseja ajustar a alimentação, aqui vão cinco tipos de alimentos cancerígenos:

Foto: Ilustrativa/Unsplash

1. Peito de peru

Embutido aparentemente saudável, contém uma quantidade significativa de produtos químicos. Com alto teor de nitrito, nitrato e sódio, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda prudência no consumo.

Foto: Ilustrativa/Unsplash

2. Salsicha

Seguindo a mesma lógica do peito de peru, a salsicha é um produto ultraprocessado que não tem papel de nutrir. Além disso, contém adição de químicos prejudiciais à saúde. De acordo com a OMS, a ingestão de embutidos não deve exceder 500 mg por semana.

Foto: Ilustrativa/Unsplash

3. Gordura hidrogenada

Biscoitos recheados, salgadinhos, sorvetes e doces industrializados costumam conter quantidades significativas dessa gordura. Ao ingeri-la, os riscos de acúmulo nas artérias aumenta consideravelmente.

Foto: Ilustrativa/Julia Nastogadka/Unsplash

4. Bebidas alcóolicas

O álcool é um composto tóxico ao nosso organismo. A ingestão excessiva e frequente da substância pode potencializar problemas hepáticos, como a cirrose. A partir das complicações pela alta ingestão da bebida, ocorre aumento dos processos inflamatórios do organismo, podendo resultar em câncer.

Foto: Ilustrativa/Dzenina Lukac/Unsplash

5. Batatas-fritas e frituras

Estudos sugerem que uma substância química formada a partir da fritura, a acrilamida, pode aumentar a inflamação no organismo. Com uma inflamação e estresse oxidativo aumentados, os riscos de câncer também podem aumentar.

As informações são do Metrópoles.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação