Em Sarandi, população faz fila de madrugada para garantir a senha da vacina

Sarandi está vacinando nesta segunda-feira, 12, com a 1ª dose da vacina contra o coronavírus, a população geral de 37 a 59 anos, mas nascida de janeiro a junho.
A vacina está sendo aplicada das 9h às 12h em oito unidades de saúde.
O problema é que são distribuídas senhas e elas acabam rapidamente. Para não ficar sem a vacina, muita gente acorda de madrugada e vai para a fila.
Aparecido Tavares, que está se vacinando agora porque pegou covid-19 e precisou esperar um período de 30 dias, chegou às 5h30 na fila e já tinha bastante gente.
“Já tinha 35 na minha frente. [Os primeiros] chegaram 3h30/4h. […] Se chega mais tarde aqui, não consegue senha. […] Teve um colega meu que já veio duas vezes aqui e não conseguiu pegar”, diz Tavares.
Graziele Ribeiro chegou um pouco depois. Se não viesse cedo, não encontraria mais senha e teria que voltar outro dia, disse ela.
“A gente veio mais cedo para garantir que vai ter a vacina, porque agora, às 9h, não tem mais vacina, acabou antes das 8h30. […] Foram liberadas 160 senhas, então todos que pegaram vão ser vacinados, mas já acabou. [Cheguei] 5h50, já tinha 50 pessoas”, comenta Graziele.
Na mesma unidade de saúde, a Cristiane Moraes pegou a última senha disponível, de número 160. E ela já tinha ido a outro postinho, onde as senhas tinham acabado.
“Eu tive a sorte de conseguir a senha. Ou você vem cedo, consegue a senha e 10h/10h30 você já está liberado, ou você arrisca a sorte, perder um dia de trabalho e vir aqui. A senha [foi] só até a 160 e eu acho que poderia dar uma mudada, aumentar o quadro de funcionários para as pessoas poderem ser imunizadas mais rápidos. Isso é complicado”, afirma Cristiane.
Wellington Silva não teve a mesma sorte. Quando chegou não tinha mais senha.
“Cheguei agora 9h e diz que foram distribuídas só 160 senhas e mandou voltar outro dia, amanhã. Não tem”, conta Wellington.
A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Sarandi. A informação é que a vacinação contra o coronavírus é realizada pela manhã porque no período da tarde outras vacinas são aplicadas. E não há equipes de saúde suficientes para ampliar a vacinação contra o coronavírus.