Prefeitura de Maringá prepara novo decreto e deve seguir parte das restrições do Governo do Paraná


Por Monique Manganaro, com informações de Luciana Peña/CBN Maringá
Foto: Ilustrativa/Maringá em Fotos

ATUALIZAÇÃO – Prefeitura de Maringá revela medidas que estarão no novo decreto

Integrantes do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 da Prefeitura de Maringá se reuniram nesta manhã para definir as próximas medidas restritivas que serão adotadas na cidade. O Paraná enfrenta uma nova alta de casos de covid-19, o que fez o governo estadual publicar um decreto mais rígido nesta terça-feira, 25. Maringá, segundo a prefeitura, deve seguir boa parte das determinações impostas pelo estado. 

“Em razão da necessidade de edição de medidas mais restritivas devido aos números negativos da pandemia, ficou definido que o município seguirá boa parte do decreto do Governo do Estado do Paraná, com alterações nos finais de semana de acordo com a realidade de Maringá”, informou, em nota, a prefeitura. 

Neste momento, as equipes fazem ajustes no documento e a expectativa é que o novo decreto seja publicado ainda nesta quarta-feira. 

Medidas conjuntas

O prefeito de Maringá, Ulisses Maia, participou na manhã desta quarta-feira de uma reunião com os prefeitos de Iguaraçu, Mandaguaçu, Sarandi e com o secretário de Saúde de Marialva para discutir medidas restritivas conjuntas. O objetivo é adequar os decretos municipais ao decreto estadual, que ampliou o toque de recolher.

O prefeito Ulisses Maia pediu a colaboração das demais cidades. Segundo o secretário de Comunicação, Marcos Cordiolli, a Procuradoria Geral está trabalhando nos detalhes jurídicos do novo decreto para não esbarrar em decisões judiciais. O texto está sendo redigido.

Cordiolli disse que o novo decreto não será tão restritivo quanto o de Campo Mourão, por exemplo, que optou por um lockdown. Em Maringá haverá “diferenças importantes”, segundo ele.

Uma fonte que acompanhou a reunião entre os prefeitos disse que houve momentos tensos, em que Maringá foi citada como cidade referência, que acaba recebendo pacientes de outros municípios.

Paraná muda horários do comércio e amplia toque de recolher

O decreto 7.716/21, publicado pelo Governo do Paraná nesta terça-feira, ampliou ainda mais as medidas restritivas para o enfrentamento da pandemia. Entre as principais mudanças anunciadas está a alteração nos horários do comércio e a ampliação do toque de recolher

As novas regras começam a vigorar às 5h da próxima sexta-feira, 28, e valem até as 5h do dia 11 de junho, podendo ser prorrogadas. 

Apesar das determinações do governo estadual, cabe a cada prefeitura decidir se seguirá ou não as medidas mais rígidas de enfrentamento à covid-19. De acordo com o Governo do Estado, medidas mais rígidas adotadas pelos municípios terão apoio da administração estadual. 

Veja as medidas adotadas pelo Governo do Paraná no decreto decreto 7.716/21, publicado nesta terça-feira; 

Com informações da Agência de Notícias do Paraná.

Sair da versão mobile