Secretário corrige informação sobre Ômicron em Maringá
O secretário de Saúde Marcelo Puzzi informou à CBN Maringá nesta terça-feira, 4, que havia casos confirmados de Ômicron na cidade. Mais tarde o secretário corrigiu a informação e disse que ainda não há casos confirmados e que os exames estão em análise.
Ouça a primeira entrevista com a informação sobre a Ômicron:
Depois dessa entrevista, o secretário retificou a informação:
“Os casos que são testados para covid-19 aqui na cidade de Maringá, muitos deles são encaminhados para o Laboratório Central de Curitiba para fazer análise do sequenciamento genético e, após a confirmação ou suspeita epidemiológica, eles são encaminhados para a Fiocruz, no Rio de Janeiro. Esses exames ainda estão sob análise, então no município de Maringá não há nenhum caso confirmado com a variante Ômicron. Tanto em Maringá quanto no Paraná”, disse Puzzi.
“A gente tem que deixar bem claro para a população que essa variante Ômicron ela pode estar presente no nosso meio, em qualquer ambiente, e nós temos que tomar muito cuidado. Porque as pessoas estão voltando de estados com o São Paulo e Rio de Janeiro, que já apresentam casos positivos dessa variante. Então as pessoas precisam manter o distanciamento social, higienização pessoal e uso das máscaras, para que a gente não tenha surpresa caso algum desses pacientes que têm forte evidência, pelo perfil epidemiológico, esse tipo de variante Ômicron, seja positivo, e essa variante acabe se alastrando na nossa cidade e no Paraná”, acrescentou o secretário de Saúde de Maringá.
Clique aqui e ouça a entrevista completa no site da CBN Maringá.
Às 16h15, a Prefeitura de Maringá também emitiu uma nota de esclarecimento. Leia na íntegra: “A Prefeitura de Maringá, até o presente momento, não confirma nenhum caso da variante ômicron de covid-19 no município. Todos os casos suspeitos foram encaminhados para análise no laboratório da Fiocruz, que fica no Rio de Janeiro, único local que confirma casos de ômicron no Brasil.”