Dia Mundial de Combate ao Câncer: conheça os principais exames de rastreamento da doença


Por Redação GMC Online
Foto: Ilustrativa

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima 704 mil novos casos da doença no Brasil em 2023. O dado é válido para cada ano do triênio, ou seja, a estimativa se mantém nos anos de 2024 e 2025. Além disso, a doença é a segunda principal causa de morte no mundo, de acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde. Diante deste cenário, o Dia Mundial de Combate ao Câncer, celebrado em 4 de fevereiro, é importante para conscientizar a população sobre os cuidados com a saúde, prevenção e como diagnosticar precocemente os tumores malignos.

Segundo a Dra. Fernanda Britto Pereira Lucas, médica radiologista do São Camilo, marca de medicina diagnóstica da Dasa – maior rede de saúde integrada do Brasil –, são vários os exames indicados para o rastreamento e/ou a detecção precoce do câncer. A especialista elenca os principais:

“Além desses, exames gerais de sangue, dosagem de marcadores tumorais e ultrassonografias de tireoide, abdome, rins e vias urinárias e pélvica transvaginal também auxiliam no rastreamento de lesões potencialmente malignas. Após diagnosticados, exames de tomografia computadorizada, ressonância magnética e PET-CT podem ser solicitados para estadiamento da lesão e avaliação da resposta ao tratamento escolhido”, finaliza a doutora.

Para mais informações, acesse: https://www.gruposaocamilo.com

Sair da versão mobile