Dorme muito e ainda acorda cansado? Saiba o que pode explicar problema


Por Metrópoles, parceiro do GMC Online

Nem sempre o tempo de sono é sinônimo de descanso e bem-estar. Às vezes, mesmo dormindo mais que as oito horas recomendadas pelos especialistas, é comum acordar como se não tivesse repousado. A sensação de fadiga pode estar relacionada a fatores físicos, hormonais, emocionais e comportamentais.

“Dormir muitas horas não necessariamente significa dormir bem. Repousar por muito tempo e ainda assim acordar cansado pode estar associado a algum distúrbio do sono: a pessoa está dormindo, mas algo atrapalha o descanso. Problemas comuns que levam a cansaço ao acordar são o ronco e apneia do sono”, explica a fisioterapeuta com certificado em sono Raquel Pastrello Hirata Kondo, membro da Academia Brasileira do Sono (ABS).

LEIA TAMBÉM: Bazar com mercadorias apreendidas pela Receita Federal começa neste sábado, em Maringá; saiba os detalhes

Foto: Freepik | Reprodução

Para que a noite de sono tenha qualidade, é necessário que o corpo chegue a um estágio profundo de repouso. Grande parte das pessoas que despertam cansadas dormem muitas horas em um estado de sono leve ou fragmentado.

A boa notícia é que, com as dicas certas e acompanhamento adequado, é possível voltar a transformar o sono em momento de relaxamento que traz saúde e bem-estar. Mas, para ter um descanso reparador, é preciso ter rotina e disciplina antes de deitar na cama.


Dicas para dormir bem

Leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online. 

Sair da versão mobile