Goma xantana: conheça ingrediente que ajuda a melhorar o intestino


Por Metrópoles, parceiro do GMC Online

A goma xantana é usada na culinária como emulsificante, espessante ou estabilizante. O ingrediente pode melhorar a consistência de molhos, cremes, sorvetes e bebidas e conferir elasticidade a massas sem glúten. A goma foi utilizada pelo participante Ícaro Conceição no Chef de Alto Nível.

O participante utilizou o ingrediente para fazer um leite de coco caseiro. A goma xantana pode ser usada para estabilizar misturas e evitar que ingredientes se separem. O aditivo pode até substituir o glúten em receitas de panificação para celíacos.

LEIA TAMBÉM: Maringá FC empata com o Floresta e completa 11 jogos sem vitória na Série C

Foto: Freepik | Reprodução

Com o consumo equilibrado, esse ingrediente pode contribuir para o bom funcionamento do intestino e trazer mais saciedade.

Benefícios para a saúde

A goma xantana pode melhorar o trânsito intestinal, contribuir na saciedade e ajudar a modular o açúcar no sangue, retardando a absorção de carboidratos.

— Mas esses benefícios são discretos e não justificam seu uso como suplemento — afirmou a médica Amanda Guerra, pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional, ao Receitas Globo.

O ingrediente é uma fibra solúvel produzida por meio da fermentação de açúcares, por uma bactéria chamada Xanthomonas campestris. A goma pode estar presente em molhos, farinhas sem glúten, sopas enlatadas, sorvetes, leites vegetais, batatas congeladas descascadas ou picadas.

Leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online. 

Sair da versão mobile