Médico revela sinais incomuns que podem indicar problema no coração
Quando se trata da saúde do coração, nem sempre o indicativo de que existe um problema é a clássica dor no peito. Em muitos casos, os primeiros alertas chegam com sintomas sutis, que acabam passando despercebidos na rotina — como a fadiga e cansaço intensos sem motivo aparente.
- Acompanhe o GMC Online no Instagram
- Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp
- Entre no canal do GMC Online no Instagram
Para esclarecer quais manifestações exigem atenção, a coluna Claudia Meireles conversou com o cardiologista Roberto Yano. Segundo o especialista, “dor no peito e sensação de pressão ou aperto são sinais alarmantes, mas geralmente aparecem quando a situação já está mais avançada”.
LEIA TAMBÉM: Agência do Trabalhador de Maringá abre a semana com 651 vagas de emprego; confira

Como identificar os sinais de que a saúde do coração pode estar fragilizada
Antes disso, o cardiologista pede que os pacientes estejam atentos a sintomas físicos importantes, como a falta de ar, palpitações, tontura, fadiga extrema sem explicação e até inchaço nos tornozelos. “Esses sinais podem indicar condições como insuficiência cardíaca, arritmias ou até mesmo infarto”, alerta Yano.
Mais que sintomas físicos, Roberto alerta que o comportamento também influencia diretamente na saúde cardiovascular. “Sedentarismo, dieta rica em gorduras e açúcares, estresse crônico, hábito de fumar e consumo excessivo de álcool são hábitos que aumentam o risco de doenças cardíacas. Distúrbios emocionais, como depressão e ansiedade, também merecem atenção”, esclarece.
Leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online.
