Paciente mais jovem com Alzheimer teve sinais aos 17 anos; saiba quais
Um jovem chinês é considerado o paciente mais novo a receber o diagnóstico de Alzheimer. Ele descobriu a doença aos 19 anos, dois anos após apresentar os primeiros sinais da doença.
- Acompanhe o GMC Online no Instagram
- Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp
- Entre no canal do GMC Online no Instagram
Casos como o dele são extremamente raros. O mais comum é que os pacientes apresentem os primeiros sinais na terceira idade. As ocorrências com início precoce representam apenas 10% de todos os diagnósticos e, ainda assim, costumam acontecer com idade mais avançada em relação a do adolescente, por volta dos 30 anos.
O que é o Alzheimer?
- O Alzheimer é uma doença que afeta o funcionamento do cérebro de forma progressiva, prejudicando a memória e outras funções cognitivas.
- Ainda não se sabe exatamente o que causa o problema, mas há indícios de que ele esteja ligado à genética.
- É o tipo mais comum de demência em pessoas idosas e, segundo o Ministério da Saúde, responde por mais da metade dos casos registrados no Brasil.
- O sinal mais comum no início é a perda de memória recente. Com o avanço da doença, surgem outros sintomas mais intensos, como dificuldade para lembrar de fatos antigos, confusão com horários e lugares, irritabilidade, mudanças na fala e na forma de se comunicar.
Sintomas de Alzheimer aos 17 anos
Em um artigo publicado no Journal of Alzheimer’s Disease, em 2023, os médicos do rapaz contam que ele começou a apresentar piora da memória por volta dos 17 anos, com os sintomas se agravando com o tempo.

De acordo com os pesquisadores da Universidade Médica da Capital de Pequim, no início, o adolescente tinha dificuldade de concentração nas aulas. A leitura também se tornou difícil e a memória de curto prazo piorou. O rapaz não conseguia lembrar o que tinha feito no dia anterior e estava sempre perdendo os próprios pertences.
Leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online.