Gastronomia

culinária

Banha de porco é melhor que óleos vegetais? Entenda

Publicado por Luiz Santos, 09:18 - 16 de Maio de 2019

Bloco de Imagem

Foto: Reprodução/Facebook

Antes da Revolução Industrial, banha de porco era utilizada nas cozinhas do mundo todo. Após o movimento inglês, os óleos vegetais começaram a ser produzidos e tomaram o espaço desta gordura. Segundo a nutricionista clínica Andréia Vaz, os estudos nesta época apontaram um teor menor de colesterol e gordura saturada dos óleos feitos com base vegetal.


Por volta dos anos 2000, a banha de porco voltou a ser estudada e Andréia explica que descobriu-se que “o problema não é o colesterol e sim a gordura trans”. Ela comenta que banha de porco é livre de gordura trans e os óleos vegetais são ricos nesta gordura.


Outros benefícios da banha citados pela nutricionista são o alto teor de vitamina C, do complexo B, cálcio, fósforo, ferro. Além disso, de acordo com Andréia, esta gordura não tem carboidrato, então, não é fonte de açúcar. “Isto é interessante para pessoas com diabetes ou quem está em dieta para controle de peso”, comenta a nutricionista.


Andréia ressalta que a banha de porco tem uma maior quantidade de gordura monossaturada, que age na redução do colesterol ruim (LDL), e baixa concentração de sódio. Também é rica em vitamina D e fonte de colesterol bom.


Outro fator que torna a utilização desta gordura mais interessante é o valor. "A banha é muito barata e pode ser preparada em casa, utilizando partes da carne de porco, ou comprada em açougues”.


A banha de porco é também termicamente estável e não libera toxinas e fumaça. “Outros óleos quando aquecidos têm suas estruturas químicas alteradas. As substâncias geradas, como os aldeídos, são consideradas toxinas e ao consumi-las e inalá-las há um risco de câncer e doenças cardíacas”, explica a nutricionista.


No entanto, segundo Andréia, a banha não é recomendada para quem apresenta desordem em exames de colesterol e triglicérides. O uso também tem que ser avaliado em relação à quantidade nas dietas para a perda de peso.



"A banha de porco é uma opção interessante para quem quer melhorar hábitos alimentares e o segredo está em uma dieta balanceada, com diferentes tipos de alimentos, rica em frutas, legumes e outras gorduras saudáveis”, destaca.



A banha de porco na cozinha deve ser utilizada...


- Para substituir os óleos vegetais e a manteiga no preparo dos alimentos cozidos e refogados. Segundo a nutricionista, a banha tem 20% menos gordura saturada que a manteiga.


- Para frituras que não são em imersão. A nutricionista destaca que os alimentos ficam mais crocantes quando a banha é utilizada.


- Para não agregar tanto sabor aos alimentos, já que o gosto da banha é neutro, ao contrário do óleo de coco que deixa um sabor residual.

Compartilhe

Seja o primeiro a comentar sobre isso

* Os comentários são de responsibilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos do uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

voltar ao topo