Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

29 de abril de 2024

Caso Magó: Audiência no dia 24 de setembro pode encerrar a fase de depoimentos


Por Luciana Peña/CBN Maringá Publicado 23/08/2021 às 12h39 Atualizado 20/10/2022 às 14h52
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Lindalva Leonor dos Santos tinha 63 anos e morreu no sábado, 21. Ela era uma das principais testemunhas no processo penal que apura o crime de feminicídio contra a bailarina Maria Glória Poltronieri Borges, a Magó.

Magó foi encontrada morta no dia 26 de janeiro de 2020 numa cachoeira em Mandaguari, na chácara de Lindalva.

No próximo dia 24 de setembro estava marcado o depoimento de Lindalva no que pode ser a última audiência de instrução nesta fase do processo penal.

O depoimento de Lindalva foi remarcado várias vezes porque ela estava debilitada, num longo tratamento de saúde, como explica o advogado Israel Batista de Moura, assistente de acusação, que representa a família de Magó.

“A senhora Lindalva estava arrolada como testemunha de acusação e essa audiência foi protelada por várias vezes em virtude de informações da família dela de que ela estaria internada e sob tratamento, num hospital de Maringá, onde inclusive veio a falecer neste final de semana”, explica Moura.

“O processo transcorre normalmente porque ela era uma testemunha, que já deu sua versão na fase policial. Inclusive, passou por acareação junto com outra testemunha, onde ela corrigiu algumas informações que ela havia passado de forma equivocada. Para nós, acreditamos que a participação dela está substanciada nos depoimentos dela”, complementa o advogado.

Lindalva foi uma peça importante no inquérito policial. Na noite em que a bailarina desapareceu, bombeiros que estavam na cachoeira para um treinamento, fizeram buscas à procura da jovem. Lindalva, para acalmar as pessoas que estavam preocupadas com o sumiço de Magó, disse que ela tinha saído da chácara com amigos. Por isso, houve uma acareação entre bombeiros e Lindalva.

“Durante as investigações, ela deu uma informação totalmente falsa dizendo que a Magó teria saído no período da noite num veículo branco, juntamente com outras pessoas. O que foi inverdade. Essa afirmação dela foi perante os bombeiros. […] Numa acareação, o bombeiro afirmou que teria ouvido dela essa informação falsa”, conta Moura.

“E ela se retratou. Disse: ‘De fato, eu menti, porque eu queria acalmar a turma então por isso que eu disse que ela teria saído com outras pessoas’. Isto veio a tumultuar toda a investigação, todo o andamento, inclusive, dando a impressão de que estava acobertando alguém”, completa o advogado.

ATUALIZAÇÃO – A reportagem conseguiu contato com o advogado de defesa de Flávio Campana na noite desta segunda-feira, 23. Segundo ele, a defesa vai provar durante o processo que Flávio Campana não foi o autor do crime. Para o advogado, é preciso analisar o caso com equilíbrio “sob o crivo do contraditório e da ampla defesa”.

Ouça a reportagem completa na CBN Maringá.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação