Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

29 de abril de 2024

Com saúde e bom humor, ‘Dona’ Marina completa 106 anos


Por Victor Ramalho Publicado 17/02/2020 às 17h40 Atualizado 24/02/2023 às 00h22
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Quem vê a senhora sorridente e falante, nem imagina que seus olhos já viram mais de um século de vida. Marina Maria da Conceição, ou simplesmente ‘Dona’ Marina, nasceu em 10 de fevereiro de 1914, completando incríveis 106 anos na última semana.

A cidadã ilustre, inclusive, ganhou uma festa de aniversário, carinhosamente preparada por amigos e funcionários do Posto de Saúde do Jardim Santo Antônio, em Nova Esperança, que faz um acompanhamento constante com a idosa, desde que ela chegou na cidade, em 2018. 

A idade não é a única coisa que chama a atenção. A saúde e energia de Dona Marina impressiona à todos. Longe de ser uma pessoa sedentária, está sempre ativa, conversando, sorrindo, cantando, e até ajudando em afazeres domésticos. 

“Eu não gosto de ficar parada. Eu gosto de passear, andar pela vizinhança, varrer o quintal. Ficar parada não dá”, relatou a senhora, sempre bem humorada.

A neta Paula Gouveia, de 30 anos, é quem cuida da avó atualmente, junto com outros dois filhos da idosa. Ela é testemunha de toda vitalidade que Marina carrega em seus mais de 106 anos de vida. 

“Realmente, a energia dela impressiona. Ela está sempre conversando, gosta de sair na vizinhança todo dia, pra se exercitar, distrair a cabeça. Nós tentamos deixar ela quietinha, até por conta da idade, mas ela não para, é sempre ativa”, relatou.

 

Os funcionários do Posto de Saúde Santo Antônio, em Nova Esperança, que fizeram a festinha para a Dona Marina, fazem um acompanhamento quase que diário com a idosa, para averiguar seu estado de saúde.

Até mesmo os profissionais se impressionam. Segundo eles, a senhora não possui nenhum problema de saúde. “Muito raro nós termos que levar a Marina até o posto por conta de alguma coisa. Mas a equipe vem aqui em casa sempre, e eles falam que ela não tem nenhum tipo de problema. Ela mesmo diz para gente que nunca sentiu uma dor de cabeça na vida”, declarou a neta, que cuida da avó. 

Segredo da longevidade…

Natural de Parnamirim, Pernambuco, Marina chegou ao Paraná ainda na juventude. Mudou-se para Nova Esperança em 2018, vinda de Santa Cruz do Monte Castelo, também no Paraná. 

Foram 12 filhos, uma legião de netos, que não se sabe o número exato, e 4 bisnetos até o momento. A longevidade da humilde senhora, que impressiona, parece estar no DNA. 

Desde que sua história repercutiu, alguns parentes de Pernambuco, que não faziam contato há muito tempo, ligaram para os familiares aqui do Paraná, dizendo que Dona Marina possui um irmão, também com mais de 100 anos, e que continua vivo.

Mas qual é o segredo? Para ela, é uma questão simples, que passa por amor e a presença da família.

“O segredo é Deus, a graça do Senhor, ser grato. Sou feliz e grata por tudo, por ter a minha família, meus filhos e netos aqui comigo”, finalizou.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui, e encaminhe uma mensagem informando o seu nome.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação