Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

30 de abril de 2024

Vanderlei, o ‘pedicure’ das éguas


Por Luiz de Carvalho/SRM, Especial Expoingá Publicado 13/05/2019 às 14h10 Atualizado 21/02/2023 às 19h42
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A profissão de ferrador não está extinta. Apenas mudou de lugar. Assim diz o casqueador e ferrador Vanderlei Costa enquanto dobra a perna de uma bela égua mangalarga, prende-a no meio de suas pernas e, com as costas coladas no traseiro do animal, começa a passar uma lixadeira elétrica no casco. Ao final do trabalho, a mangalarga marchador estará de pedicure feito e ‘calçado’ novo.

Vanderlei é um dos poucos profissionais da área no Paraná, requisitado para atendimento em haras, ranchos e fazendas e todos os anos oferece seu ofício durante a Expoingá. “Antes, em quase todos os bairros existiam oficinas onde os ferradores atendiam principalmente cavalos e burros dos carroceiros e charreteiros. Hoje é o profissional que vai onde animal está, geralmente nos ranchos”, explica enquanto verifica que a planta do pé da égua está bem polida. Com uma grosa, faz os retoques finais. E com a torquesa retira os rebarbes.

“Esta é uma profissão que deve ter começado desde que o homem domesticou os cavalos. Os cascos sofrem desgastes, principalmente os dos animais de trabalho, que caminham onde tem asfalto ou outro tipo de calçamento, e o casqueador tem que ter visão para perceber onde o desgaste está causando desequilíbrio no corpo do animal”, vai dizendo, enquanto dá de mão de um rinete de corte duplo e começa a retirar material da área central do casco da égua. “Como o casco é a base de sustentação de todo o peso e os cavalos e burros precisam ter o peso bem dividido entre as quatro patas, se uma delas estiver com problema, isto vai interferir na saúde de articulações e tendões, na qualidade de locomoção e no desempenho. O animal vai sentir dores também em outras partes do corpo”.

Vanderlei é um maringaense que sempre teve sua vida ligada a cavalos. Quando adolescente, praticou hipismo, foi jóquei e teve outras atividades relacionadas a equinos, até que em 1993 descobriu que tinha jeito para trocar ferraduras. Mas, para trocar ferraduras é preciso saber também o casqueamento, que é uma arte e dificilmente se aprende sozinho.

“Foi num momento que tinha pouca gente atuando como ferrador e eu fui fazer cursos e só iniciei na profissão quando me senti seguro de que meu trabalho tinha qualidade”. Segundo ele, o casqueamento é um procedimento no casco que exige habilidade e sensibilidade do profissional, pois qualquer erro pode provocar muita dor e até fazer o animal reagir com coices. O trabalho de casqueamento, inclusive retirando partes mortas e objetos que cravam no casco, como pedras e farpas de madeira, é empregado como forma de tratamento e manutenção, prevenindo e curando doenças que podem acometer o cavalo. “O casqueamento contribui para a saúde dos cascos e, por consequência, do animal”.

Após terminar o ‘pedicure’, Vanderlei muda de casqueador para ferrador. “Hora de pôr o sapato no pé da moça”, brinca e acaricia a anca da mangalarga, enquanto tira o molde para a ferradura. “Um ferrageamento perfeito resulta em melhores condições de locomoção e sustentação do animal, seja ele de pista, lazer ou esporte”. Segundo o agora ferrador, os dois trabalhos podem ser executados juntos ou separadamente, sendo que um pode ou não complementar o outro dependendo das necessidades do animal.

A ferradura – daquelas que muitas famílias pregavam na porta da frente da casa para dar sorte – é uma lâmina de metal, curva, que é aquecida em um forno elétrico até ficar vermelha e transparente. O ferrador, usando a torquesa, aproxima a ‘brasa’ do casco para verificar se o molde está perfeito. Se não estiver, em uma bigorna e com marretas grandes e outras menores, vai corrigindo até ficar na medida certa. Pronta a ferradura, ainda vermelha em brasa, ela é fixada e rebitada no casco. O odor de unha queimada e muita fumaça toma conta do ambiente, mas o animal não demonstra sentir dor.

Profissão de futuro

Vanderley Costa diz que, mesmo com as carroças e charretes cada vez menos usadas, o uso do cavalo pelo homem vai continuar, de modo que os ofícios de ferrador e casqueador têm vida longa e espaço para novos profissionais.

Segundo ele, um bom profissional pode ferrar as quatro patas – nem sempre é necessário o casqueamento e ferrageamento em todas as patas de uma vez – em menos de uma hora. Ele, como profissional que já conquistou renome no Paraná, cobra R$ 150 pelo serviço completo em cada animal. Junto com o auxiliar Jefferson Ramalho, Costa chega a atender até 220 animais em um mês.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Nova pista expressa da Marginal Pinheiros tem trânsito liberado


A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) liberou na manhã de segunda-feira, 29, um novo traçado pela pista expressa da…


A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) liberou na manhã de segunda-feira, 29, um novo traçado pela pista expressa da…

Geral

Caminhão bate e carga de madeira despenca de viaduto sobre a marginal Tietê


Trafegando pela Marginal Tietê na noite do domingo, 28, um motorista registrou um acidente envolvendo um caminhão carregado de madeira….


Trafegando pela Marginal Tietê na noite do domingo, 28, um motorista registrou um acidente envolvendo um caminhão carregado de madeira….

Geral

PM é baleado ao passar por baile funk na zona leste de SP


Um homem de 21 anos foi preso em flagrante por tentativa de homicídio contra um policial militar, na manhã deste…


Um homem de 21 anos foi preso em flagrante por tentativa de homicídio contra um policial militar, na manhã deste…