Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

30 de abril de 2024

Formação de ciclone causa estragos em Maringá e outras cidades do PR


Por Creative Hut Publicado 30/06/2020 às 23h42 Atualizado 24/02/2023 às 11h47
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Nesta terça-feira, 30, a formação de um ciclone extratropical sobre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e a frente fria associada a esse sistema meteorológico, causaram tempestades e fortes rajadas de vento no Paraná, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).

Em Maringá, o dia registrou rajadas de vento de 61 km/h. No período da noite, houve registros de temporal e chuva de granizo no município.

Até às 20h, a Defesa Civil de Maringá havia sido acionada para atender 18 ocorrências. Pelo menos seis árvores caíram até este horário na cidade. Em uma hora, choveu 26,6mm na cidade.

Vídeo mostra chuva de granizo, por volta das 19h30, no Jardim São Silvestre, em Maringá.

Paraná

As rajadas de vento mais intensas registradas até às 17h foram em Laranjeiras do Sul, chegando a 119 km/h. Em Ubiratã, as rajadas alcançaram 115 km/h, e em Palmas, 108 km/h, segundo o Simepar. Em Entre Rios, os ventos chegaram a 102 km/h e em Campo Mourão, 100 km/h. Já em Curitiba, foram 98 km/h e Guarapuava, 95 km/h.

No Paraná, o volume de chuva foi maior em Foz do Iguaçu até às 17h, com 40,4 milímetros de precipitação, segundo o Simepar. São Miguel do Iguaçu vem em seguida na lista, com 37,8 milímetros de chuva, e Baixo Iguaçu na sequência, com 34,8 milímetros.

De acordo com o meteorologista do Simepar, Marco Antonio Jusevicius, houve registros de tempestades e fortes rajadas de vento desde as primeiras horas do dia no Paraná.

“No período da manhã houve chuva em partes do oeste e sudoeste do Paraná, mas o que teve mais relevância foi a ocorrência de rajadas de vento de forte intensidade em boa parte do Estado. Durante a tarde, a frente fria causou chuva e mais rajadas de vento no Estado e agora a noite a frente irá causar chuva nas cidades mais ao norte do Paraná”, explicou.

Um vídeo publicado no Twitter do Simepar mostra o momento da chegada da tempestade em Curitiba, por volta das 17 horas.

De acordo com Jusevicius, as temperaturas devem cair nos próximos dias no Estado. 

“Essa frente fria segue na direção do estado de São Paulo nas próximas horas e o frio volta para o Paraná com força a partir de amanhã [dia 1 de julho]. As geadas voltam a ocorrer nos próximos três dias em áreas do oeste, sul, sudoeste, Campos Gerais e Região Metropolitana de Curitiba. No norte no Estado, há chance também de geadas localizadas, mas serão menos intensas que nas áreas mais ao sul”, acrescenta. 

Previsão para quarta

Nesta quarta-feira, 1º, a temperatura mínima prevista para Maringá é 9ºC e a máxima não deve passar dos 19ºC, segundo o Simepar. Na quinta-feira, 2, deve ficar ainda mais frio no município: mínima de 5ºC e máxima também de 19ºC.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Anvisa aprova remédio de diabetes para o tratamento de doença renal crônica


Na segunda-feira, 29, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso da empagliflozina, remédio indicado para o tratamento…


Na segunda-feira, 29, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso da empagliflozina, remédio indicado para o tratamento…

Geral

Câmara discute acrescentar pena de multa à prisão para crimes de homicídio e lesão corporal


Um projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados acrescenta a previsão de multa à pena já estipula em…


Um projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados acrescenta a previsão de multa à pena já estipula em…

Geral

Funcionário morre após explosão de cilindro na zona sul de SP


Um homem de 47 anos morreu após ser atingido pela explosão de um cilindro na Avenida Roque Petroni Júnior, na…


Um homem de 47 anos morreu após ser atingido pela explosão de um cilindro na Avenida Roque Petroni Júnior, na…