Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

29 de abril de 2024

OLHAR DE CINEMA 2019: A CURADORIA


Por Elton Telles Publicado 06/06/2019 às 18h20 Atualizado 22/02/2023 às 18h24
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Em meio à massa de ar congelante que habitualmente pairou sobre Curitiba, quem é ou está a passeio na cidade pode se refugiar no “quentinho” da sala de cinema. Isso porque a capital paranaense respira, transpira e debate cinema até a próxima semana com o início do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba, que chega à sua 8ª edição e cujas atividades seguem até o dia 13 deste mês. Nas próximas publicações da coluna, pretendo fazer uma cobertura geral do evento, trazendo breves comentários sobre alguns dos 131 filmes que compõem a grade.

E que grade! Dividido em diferentes mostras, neste ano, como reflexo da situação adversa no cenário sociopolítico que o Brasil (e o mundo) vem atravessando, é interessante observar a narrativa que a curadoria articulou com a seleção das obras, que contemplam produções clássicas/históricas e títulos contemporâneos.

Em conversa com os organizadores e curadores do Olhar de Cinema, foi clara a atenção especial que todos expressaram para escolher filmes que suscitam reflexões sobre a condição política atual. Movidos por esse importante sinal de resistência, criaram a mostra Olhares Brasil, com curtas e longas-metragens nacionais que permitem diálogos e conversas amplas a respeito da vida, do mundo, do humano, das nossas ações, do fazer cinema. E isso é muito interessante para refletir: aonde, em meio à crise cultural, entra a arte de produzir cinema? Pra quê? Pra quem?

No que diz respeito ao Brasil, principalmente, uma das preocupações durante a conversa foi sobre a posição do cinema daqui a 2 ou 3 anos. Há produções brasileiras em fase de finalização que vão sair do papel, mas e quem começar a produzir hoje, será que vai conseguir ver o seu filme sendo projetado para um público? E os cursos e faculdades de Cinema, como estão lidando com o gradativo desmonte da política audiovisual no nosso país? Todas essas dúvidas foram pontuadas em um momento muito propício.

Disse uma das integrantes da equipe que o processo desafiador de exercer o papel da curadoria foi resultado de angústias recentes, mas também espera que o contato destes filmes com os espectadores de Curitiba e mundo afora gere resultados de mobilizações para pensarmos coletivamente em outras possibilidades de viver e sobreviver.

Portanto se faz necessário lançar um olhar mais crítico e politizado sobre o que o cinema produz recentemente e também a obras consagradas, pois dependendo do contexto de mundo que revisitamos um filme, ele pode ser ressignificado. Aí entra a eminente contribuição do Olhar de Cinema de Curitiba: o de costurar uma programação prezando por uma linha de raciocínio coerente, que descortina histórias apagadas e/ou ignoradas sem, claro, deixar de lado a qualidade e aspectos artísticos.

Que comece a maratona!

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Câmara tem 5 novos projetos sobre pets em avião; outras propostas estão engavetadas há 3 anos


Cinco novos projetos de lei para regulamentar o transporte de animais de estimação por aeronaves foram apresentados na Câmara dos…


Cinco novos projetos de lei para regulamentar o transporte de animais de estimação por aeronaves foram apresentados na Câmara dos…

Geral

Morte do cão Joca: manifestantes protestam em aeroportos do país


Donos de cachorros e ONGs de defesa dos animais realizaram neste domingo, 28, protestos simultâneos em vários estados em memória…


Donos de cachorros e ONGs de defesa dos animais realizaram neste domingo, 28, protestos simultâneos em vários estados em memória…

Geral

Planos de saúde coletivo terão aumento de 14% em terceiro ano de alta; veja as maiores taxas


Os planos de saúde coletivos terão reajuste de dois dígitos neste ano, de acordo com relatório da XP Investimentos com…


Os planos de saúde coletivos terão reajuste de dois dígitos neste ano, de acordo com relatório da XP Investimentos com…