Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

28 de abril de 2024

Caçador de tempestades registra ‘super célula’ na região de Maringá; VÍDEO


Por Creative Hut Publicado 29/12/2020 às 19h06 Atualizado 26/02/2023 às 18h56
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Uma ‘super célula’ se formou na região de Maringá no último domingo, 27, por volta das 20h. O fenômeno foi registrado pelas lentes do técnico em Meteorologia e “caçador de tempestades” da Stormaringá, Acácio Cordioli. O vídeo foi feito da zona rural de Marialva – assista abaixo.

“A super célula é um tipo de tempestade severa que apresenta características únicas que a difere dos outros tipos de tempestades. Enquanto que em tempestades normais não há a presença de rotação, as super células sempre apresentam rotações na sua base (mesociclone). Por esse motivo, além de chuvas volumosas, raios, granizo e ventos fortes, esse tipo de tempestade é capaz de produzir tornados”, explica Cordioli.

LEIA TAMBÉM – De fenômenos raros a tempestades: Veja registros do céu de Maringá

E a possibilidade de que a ‘super célula’ tenha gerado um tornado, no domingo, 27, não está descartada, principalmente na região sul de Astorga, sudeste de Iguaraçu e Tubinambá. Um grupo de meteorologista da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) está analisando as imagens de um satélite de alta resolução para tentar localizar o possível rastro. 

“Condições como a presença de um mesociclone e forte rotação na base da tempestade estavam apropriados para a formação do fenômeno [tornado]”, frisa o “caçador de tempestades” da Stormaringá. 

Veja o vídeo da ‘super célula’, feito no último domingo:

Qualquer relato de danos na região entre o sul de Astorga, sudeste de Iguaraçu, norte de Maringá e Marialva, ou região de Tupinambá, pode ser enviado para o Instagram @Stormaringa. As informações podem ajudar a confirmar se a tempestade registrada no último domingo gerou ou não um tornado.

Veja imagens de super células que se formaram na região de Maringá:

Caçador de tempestades registra 'super célula' na região de Maringá
Registro feito em 12/11/2012. Foto: Acácio Cordioli
Caçador de tempestades registra 'super célula' na região de Maringá
Registro feito em 16/01/2013. Foto: Acácio Cordioli
'Super célula' registrada na região de Maringá em 2017
Registro feito em 29/12/2017. Foto: Acácio Cordioli
Registro feito em 11/05/2019. Foto: Acácio Cordioli

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação