Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

13 de dezembro de 2025

Número de MEIs em Maringá aumenta quase 20% em um ano e chega a 41 mil


Por Letícia Tristão/CBN Maringá Publicado 17/01/2023 às 09h38
Ouvir: 00:00
Foto: Marcio Naka/PMM

A formalização de profissionais com abertura de microempresas individuais vem crescendo ano a ano no país. Em 2016, Maringá tinha 14.633 MEIs. De 2021 para 2022, o número de MEIs aumentou 18% na cidade. Maringá encerrou o ano passado com 41 mil microempreendedores individuais. É o que explica a diretora do Espaço do Empreendedor, Cássia Mendonça.

“41.959 MEIs em Maringá. Isso representa um crescimento, com referência a 2021, de 18,34%, então, é um grande número. Nós sabemos que o microempreendedorismo é uma opção que, normalmente, os profissionais têm para manter a sua renda”, conta a diretora.

Segundo ela, há muitos trabalhadores que, mesmo com carteira assinada, têm um CNPJ para complementar a renda. As principais funções em Maringá são prestadores de serviços e áreas da beleza.

“Muitos estão com carteira assinada, mas, também, desenvolvem atividade como MEI. Nós temos todas as áreas, mas as que mais se destacam são os prestadores de serviços na área da beleza, além da produção de vendas e do comércio varejista também. O comércio na área de vestuário e acessórios são bastantes desenvolvidas em Maringá, assim como a área da beleza”, explica Cássia.

Para quem já é MEI, o prazo para declaração anual MEI já está aberto e segue até maio.

“Estamos no período de declaração anual do faturamento do microempreendedor individual, então, aqueles que queiram fazer essa declaração busquem um horário de atendimento no Espaço do Empreendedor, para já ficarem em dia com a Receita Federal. O prazo é até o dia 31 de maio”, orienta a diretora do Espaço do Empreendedor.

Quem deseja abrir uma empresa como microempreendedor individual pode procurar o Espaço do Empreendedor ou fazer a formalização gratuitamente pela internet.

“Pode se formalizar, também, pela internet, porque a nossa sala digital vai auxiliar e direcionar para os sites oficiais do Governo, daí, não tem custo nenhum para essa formalização. Para isso, é preciso ter a conta no gov.br, com a senha, e os documentos pessoais (RG, CPF, comprovante de endereço), para colocar os dados. Feito isso, já vai ter o CNPJ ativo, aí, se precisar emitir nota em Maringá, é preciso, também pela internet, solicitar dispensa de alvará, isso no caso de prestador de serviço”, finaliza Cássia.

Ouça a reportagem completa na CBN Maringá. 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação