Maringá FC e Galo conhecem formato de disputa do Paranaense 2024
A competição terá início no dia 17 de janeiro e a previsão é de que a final aconteça no dia 7 de abril
As 12 equipes que disputarão a Primeira Divisão do Campeonato Paranaense 2024, juntamente com representantes da Federação Paranaense de Futebol (FPF), participaram nesta quinta-feira, 9, da reunião que definiu o formato de disputa da competição. Andraus, Athletico, Azuriz, Cascavel, Cianorte, Coritiba, Galo Maringá, Londrina, Maringá FC, Operário, PSTC e Sãojoseense participarão do torneio.
No arbitral ficou definido que a competição terá o seu início no dia 17 de janeiro e a previsão é de que a final aconteça no dia 7 de abril.
A fórmula de disputa seguirá a mesma aplicada neste ano, com os 12 times jogando entre si em turno único. Os oito primeiros colocados se classificam para a próxima fase, com partidas de ida e volta até a final. Os dois últimos colocados na primeira fase serão rebaixados para a Segunda Divisão do Paranaense. E, de acordo com os critérios da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), as vagas para a Série D do Campeonato Brasileiro de 2025 sairão do Estadual de 2024.
Diferentemente de 2023, os cartões serão zerados após a primeira fase e após o segundo jogo da semifinal. Além disso, não haverá limite de inscrições de atletas, que será até a 11ª rodada, e os clubes poderão registrar até cinco jogadores não-profissionais. Uma outra novidade será a aplicação de multa ou perda do mando de jogo caso o gramado dos estádios em que os clubes destinem seus jogos não tenham condições de qualidade para receber as partidas.
Algumas definições ainda serão anunciadas em breve, como os direitos de transmissão do campeonato, que vêm sendo negociados entre clubes e FPF com uma plataforma de streaming e uma TV aberta. O regulamento do campeonato e a tabela deverão ser divulgados até 21 de novembro.
Clubes de Maringá iniciam a pré-temporada visando o Estadual
A pré-temporada oficial do Maringá FC inicia no próximo dia 27 de novembro com a reapresentação dos atletas. O clube segue trabalhando na contratação de reforços e já conta com 26 atletas com contratos em vigência, sendo alguns deles emprestados para outras equipes.
Já o Galo Maringá (antigo Aruko Sports Brasil) iniciou a preparação na última quarta-feira, 8, e vem trabalhando na contratação de atletas e de membros para a comissão técnica e para o departamento médico do clube.