Uma receita vegetariana para você surpreender
Você sabe preparar vegetais de forma a transformá-los na estrela de uma refeição? Se não for a estrela, que tal uma coadjuvante de respeito?
Sabemos que para uma alimentação equilibrada e saudável o consumo de hortaliças é fundamental e saber prepará-las de formas diferentes contribui para incluí-las em nosso cardápio diário já que comemos com os olhos.
Como nutricionista e cozinheira amo preparar vegetais de forma diferenciada para que eles brilhem os olhos e sejam acrescentados aos pratos. Às vezes temos todos os ingredientes na dispensa e geladeira, mas falta-nos ideias para misturá-los. Minhas receitas não são autorais, me inspiro em outros cozinheiros e vou partilhar hoje duas formas deliciosas de preparar abóbora. A foto é minha mesmo e nesta receita usei somente uma parte da abóbora e guardei o restante para outros preparos.
Vamos precisar de:
– 1 unidade de abóbora manteiga cortada na metade no sentido de comprimento, descascada e sem as sementes.
– 1 colher de café de cada um dos seguintes temperos: Sal, pimenta do reino e páprica (doce ou picante) misturados em uma tigelinha.
– 1 colher de sopa de azeite.
– 300g de iogurte natural drenado (sem soro).
– 1 colher sopa de sementes de abóbora ou outra oleaginosa de sua preferência.
– Salsa e/ou cebolinha picados.
1- Com a ajuda de dois espetos de bambu (aquele dos espetinhos) corte a abóbora em fatias sem chegar até o fim. Coloque um espeto de bambu de cada lado da abóbora e isso impedirá que o corte até o final.
2- Coloque em uma assadeira, tempere com a mistura de sal, pimenta e páprica, regue com o azeite e leve ao forno (200°C) até que esteja macia.
3- Tempere o iogurte com um pouco de sal e o espalhe no fundo de uma travessa.
4- Retire com cuidado a abóbora da assadeira e a coloque sobre o iogurte na travessa.
5- Espalhe sobre a abóbora a semente escolhida, a salsa e cebolinha, regue com um fio de azeite e sirva.
Cada bocada dessa combinação explode na boca, uma mistura do quente com o frio bem cremoso.
E, a abóbora, pode ser assada assim, de barriga para cima, com os mesmos temperos e recheada com um mix de hortaliças de sua preferência. Nesta foto (minha) tem brócolis, cogumelo fresco, edamame e está polvilhado com parmesão. Primeiro assei a abóbora, dei uma leve refogada nos vegetais escolhido, recheei e gratinar no forno.
Planejamento alimentar individual ou familiar, reeducação alimentar, receitas diferenciadas e fáceis para o preparo do dia a dia, cardápios, compras, higienização e armazenamento posso te ajudar. Entre em contato.
Miriam T. Ferro Barros – Nutricionista
Saúde da Mulher
Acompanhamento Nutricional para Vegetarianos e Veganos
e-mail: miriamferro.nutri@gmail.com
@miriambarros_ nutri
Whats App: 44-98403-3996