Com Silvio Barros liderando, Paraná Pesquisas mostra corrida eleitoral em Maringá; veja
Um levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, divulgado nesta segunda-feira, 19, mostra que Silvio Barros (PP) lidera a disputa para a prefeitura de Maringá.
Na pesquisa estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados, Silvio Barros (PP) aparece com 57% das intenções de voto – com esse desempenho, ele seria eleito no primeiro turno. De acordo com o levantamento, Edson Scabora (PSD) ocupa a segunda posição, com 15,4% das intenções de voto, seguido por Humberto Henrique (PT, com 7%), Evandro Oliveira (PSDB, com 3,8%) e Pastor José Santos (Mobiliza, com 1%). Nenhum, brancos e nulos somaram 8,9%, enquanto 6,9% não souberam ou não responderam.
Já na pesquisa espontânea, quando o nome dos candidatos não são apresentados, Silvio Barros também lidera, com 25,6% das intenções de voto. Ele é seguido por Edson Scabora (PSD, com 4,6%), Ulisses Maia (2,7%), Humberto Henrique (PT, com 1,8%) e Evandro Oliveira (PSDB, com 0,6%). Outros nomes citados somam 0,8% e ninguém, brancos e nulos 7,9%. Além disso, 55,9% não souberam ou não responderam.
A pesquisa também analisou a rejeição dos candidatos. Veja abaixo:
A pesquisa, realizada por meio de entrevistas pessoais entre os dias 15 e 18 de agosto, ouviu 710 eleitores. O grau de confiança é de 95,0%, com margem de erro de 3,8 pontos percentuais. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o número PR-02892/2024.
A coligação do PT, PCdoB, PV, PSol e Rede pediu impugnação da pesquisa. O pedido foi negado.