Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

25 de agosto de 2024

Balas Dori: Além da marca, veja outros produtos já suspensos pela Anvisa


Por Redação GMC Online Publicado 24/08/2024 às 08h52
Ouvir: 00:00
11-11-2020_sede_anvisa-3_0-1024×613.jpg
Fachada do edifício sede da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Foto: Agência Brasil.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a venda de lotes de sete tipos de balas da marca Dori devido à possível contaminação por Salmonella Muenchen. A medida foi oficializada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira, 19. Em seu site, a empresa anunciou o recolhimento voluntário dos produtos afetados, que foram fabricados na unidade de Rolândia, Paraná, entre 21 de junho e 10 de julho deste ano.

A Dori aconselhou os consumidores a não consumirem os produtos e, caso já os tenham adquirido, a entrarem em contato através do telefone 0800 707 4077, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h, ou pelo e-mail sac@dori.com.br. A empresa também comunicou que os pontos de venda e varejistas foram instruídos a interromper imediatamente a comercialização dos produtos.

Recentemente, a Anvisa recolheu e suspendeu a comercialização, a distribuição e o uso de diversos produtos. relembre abaixo.

image-131-1-1024×698.jpg
Foto: Reprodução.

Detergente com cheiro de podre

image-56-45-1024×512.jpg
Foto: Divulgação.

A Anvisa suspendeu lotes do detergente Ypê, em maio, por potencial risco de contaminação microbiológica. A medida afetou todos os detergentes Ypê Clear Care, Coco, Capim Limão, Limão, Maçã e Neutro fabricados nos meses de julho, agosto, setembro, novembro e dezembro do ano de 2022, com final de lote identificado por 1 ou 3. Nas redes sociais, consumidores afirmaram que o detergente estava com “cheiro podre”. Outros comentários, que vinham sendo publicados desde 2023, classificaram o produto com odor de esgoto, carniça, entre outros.

Os detergentes foram suspensos “devido à identificação de desvio em resultado de análise de monitoramento de parâmetro de produção que ensejam potencial risco de contaminação microbiológica”, diz a resolução da Anvisa. De acordo com a Química Amparo, foi verificada, em alguns lotes específicos, “a possibilidade de descaracterização em seu odor tradicional, sem risco à saúde ou segurança do consumidor, porém, em alguns casos perceptível ao olfato”, diz a empresa em nota. A Química Amparo ainda destaca que não há proibição de comercialização do produto, e sim o bloqueio e recolhimento exclusivamente dos lotes indicados na ação voluntária da empresa.

Suplemento alimentar com ‘partículas estranhas’

Em março, a Anvisa suspendeu a comercialização, distribuição e uso de quatro lotes do Suplemento Alimentar de Bacillus claussi da marca Neogermina. A medida foi motivada pelo comunicado de recolhimento voluntário encaminhado pela empresa Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica SA – CNPJ: 05.161.069-0001-10, devido à presença de partículas estranhas nos referidos lotes (desvio de qualidade no produto).

b728aba7-e701-40bf-82a7-e82dc03f0924
Foto: Reprodução.

LEIA TAMBÉMChocolate com vidro, sorvete contaminado, maionese com aditivo vencido… Veja lista de produtos de marcas famosas recolhidos no Brasil

Produtos recolhidos pela Anvisa em 2023

Em 2023, vários produtos de marcas famosas também foram recolhidos pela Anvisa. A lista inclui 2,2 milhões de garrafas de sidra com fragmentos de vidro na bebida, que podem provocar cortes na boca ou em partes do intestino se ingeridos. Atum enlatado e marca de leite também foram alvo da Anvisa – acesse aqui.

No fim de 2023, a Anvisa cancelou 1.266 pomadas destinadas à fixação ou modelagem de cabelos, conforme publicado no Diário Oficial da União de 29 de dezembro Essa ação integra uma série de iniciativas adotadas pela agência desde o início do ano com o objetivo de assegurar a segurança dos produtos, em resposta a relatos de efeitos adversos graves associados ao seu uso, como queimaduas nos olhos com risco de causar cegueira – saiba mais aqui.

Em outubro de 2023, a Anvisa publicou duas resoluções que suspenderam o comércio, distribuição, fabricação, propaganda e uso de produtos das empresas PHD Cosméticos Ltda. (CNPJ: 35676371000172) e Biometik Indústria e Comércio de Cosméticos (CNPJ: 30895041000154).

Em setembro de 2023, a Anvisa comunicou o recolhimento de 2,2 milhões de garrafas de Sidra Cereser sabor maçã, além de determinar a suspensão da venda e distribuição da bebida. O motivo era a possibilidade da presença de pequenos fragmentos de vidro na bebida, que podem provocar cortes na boca ou em partes do intestino se ingeridos.  

Em agosto de 2023, a Anvisa proibiu a fabricação, a comercialização, a distribuição, a propaganda e o uso do suplemento alimentar Soninho Perfeito Melatonina Kids, fabricado pela empresa Mr Oemed Indústria Farmaceutica Ltda. O órgão regulador determinou ainda o recolhimento do produto do mercado.

Também em agosto de 2023, a Anvisa proibiu a comercialização, a distribuição e o uso do atum ralado em óleo comestível com caldo vegetal, fabricado pela Cellier Alimentos Linha Profissional, SIF 3699, lote 08/05/23, fabricado em 08/05/2023 e com validade até 08/05/2025. Também foi determinado o recolhimento do produto do mercado.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, também em agosto de 2023, a interdição cautelar de todos os lotes dos produtos Dermo Bioestimulador e Preenchedor Cosmobeauty e do Fluido Ultraconcentrado Tonificante Cosmobeauty, fabricados pela empresa Bio Essencialli Indústria e Comércio de Cosméticos.   

Em junho de 2023, a Anvisa suspendeu a venda, distribuição e uso de dois tipos de leite e do soro de leite em pó da marca Natville. Uma inspeção do órgão constatou que a empresa não possuía autorização para fabricação dos produtos, além de eles terem sido produzidos sem as devidas normas de higiene e segurança.

No dia 21 de abril de 2023 a Anvisa informou que suspendeu a venda de suplementos alimentares, chás e shakes produzidos pela empresa Labornatus do Brasil.

A Anvisa determinou o recolhimento, no dia 30 de março de 2023, de lotes de maionese da marca Fugini, do grupo Fugita, comercializadas com matéria-prima vencida.

Em fevereiro de 2023, a Anvisa suspendeu a venda, o uso, a fabricação, a distribuição e a importação de 57 lotes de dois preservativos da marca Blowtex. De acordo com a agência, os produtos Blowtex Zero e Blowtex Sensitive Super Aloe Vera falharam no teste de estouro e, por isso, não apresentam a mesma validade divulgada pela fabricante.

Após relatos de clientes com diversos problemas de saúde, a Anvisa anunciou, em janeiro de 2023, restrição e o recolhimento de produtos para cabelo. Várias pomadas capilares modeladoras (veja aqui quais são) tiveram a venda suspensa para que a haja investigação das substâncias contidas nesses produtos e as marcas possam regularizá-las.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Incêndios em SP: governo anuncia pacote de medidas para atender produtores afetados


A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do governo de São Paulo deve anunciar neste domingo, 25, uma série de medidas…


A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do governo de São Paulo deve anunciar neste domingo, 25, uma série de medidas…

Geral

SP tem maior número de queimadas desde 1998, com 3,1 mil focos em agosto


O número de focos de incêndio registrados em agosto no Estado de São Paulo é o maior para qualquer mês…


O número de focos de incêndio registrados em agosto no Estado de São Paulo é o maior para qualquer mês…

Geral

Ribeirão Preto cancela eventos ao ar livre por conta de queimadas


A prefeitura de Ribeirão Preto (SP) suspendeu as atividades ao livre na cidade por conta dos incêndios que atingem o…


A prefeitura de Ribeirão Preto (SP) suspendeu as atividades ao livre na cidade por conta dos incêndios que atingem o…