Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

27 de setembro de 2024

Inspirado em livro de George Orwell, espetáculo ‘Camaradas’ estreia em Maringá com seis apresentações


Por Redação GMC Online Publicado 25/09/2024 às 08h47
Ouvir: 00:00
WhatsApp Image 2024-09-25 at 08.43.52
Foto: Renato Domingos.

No próximo dia 3, estreia na Toca Espaço Cultural o espetáculo de teatro ‘Camaradas’, solo de Leonardo Fabiano com direção de Fernando Ponce. Além desta primeira sessão, serão realizadas mais cinco apresentações consecutivas até o dia 8, sempre às 20h e com entrada gratuita. Viabilizado pelo Prêmio Aniceto Matti, a peça é livremente inspirada no universo criado no livro “1984”, de George Orwell, retratando uma sociedade em que o Estado vigia e controla as instâncias sociais.

A trama da peça nos convida a vivenciar de perto um universo distópico onde o governo propõe uma solução para acabar com as guerras: o “Procedimento”. Ninguém sabe ao certo do que se trata, mas toda a população é coagida a se submeter. Em cena, o “Partido” é personificado pelos meios de comunicação e tem a função de controlar e manipular todas as pessoas, inclusive os espectadores que, imersos na obra, também contribuem para a cenografia. A experiência cênica busca criar um contraponto entre corpo e luz, objetos e música, projeções e TV’s LED, criando um confronto entre o real e o virtual.

Para os artistas, em um mundo polarizado politicamente, onde informações falsas são usadas para adulterar narrativas, não há dificuldade em ficcionalizar aproximações entre a realidade e as distopias. A Inteligência Artificial, que está fortemente relacionada aos rumos do nosso momento atual, foi utilizada como dispositivo de criação para elaborar desdobramentos cênicos. “Utilizamos a IA para criar imagens e alguns áudios que serviram de experimentações cênicas. Pensando nesse contexto real e ficcional, em que somos marionetes da tecnologia, achei pertinente assumir isso e levar a fundo”, explica o diretor, Fernando Ponce. “Foi um caminho muito natural ao falar da mídia, da tecnologia e da onipresença disso tudo em nossas vidas, e de como isso dita como devemos viver. Todas as áreas do projeto utilizam essa ferramenta; ela está presente nas músicas, nos vídeos, nos áudios, nas artes…Até mesmo a acessibilidade em Libras é conduzida pela tecnologia”, complementa o ator e produtor, Leonardo Fabiano. Todas as apresentações contam com interpretação em Libras.

Em um mundo cheio de “camaradas”, onde as narrativas singulares são esmagadas, o espetáculo parte do pressuposto da massificação do sujeito e de sua impotência diante de certos grupos de controle, colocando em cena a ausência de possibilidades e uma sociedade fadada ao fracasso. Faz isso buscando oferecer uma experiência cênica interativa e multimídia, buscando manter o espectador atento e reflexivo sobre os mecanismos de manipulação, o controle midiático e a perda da individualidade. “É um convite forçado a pensarmos em que tipo de sociedade queremos, que tipo de pessoa queremos ser e que caminho queremos seguir como indivíduo e como coletivo. E isso está diretamente ligado às escolhas políticas que fazemos”, avalia Fabiano.

Ficha Técnica:
Direção e Dramaturgia: Fernando Ponce
Atuação e Produção: Leonardo Fabiano
Intérprete de Libras: Francielle Lopes
Consultoria de Libras: Mariane Kaori Noguti Silva
Filtros e Vídeos complementares: Guilherme Ripardo e Mariana Kanbara
Designer Gráfico: Sidnei Puziol
Fotografia: Renato Domingos | Teaser: Felipe Halison / IDX Pro
Assessoria de imprensa: Rachel Coelho / 2 Coelhos Comunicação e Cultura
Músicas Originais: Matheus Machado
Iluminação: Leonardo Fabiano | Assistente de Operação: Ana Helena
Figurino: Vcamp Ateliê | Capacete: Carla Guizelini
Edição e criação de vídeos: Fernando Ponce
Agradecimentos: A Toca Espaço Cultural, Carla Guizelini, Felipe Halison, Luiz Carlos Locatelli, Rachel Coelho e Vitória Campanari .

Serviço:
Camaradas
Com Leonardo Fabiano e Direção de Fernando Ponce
De 3 a 8 de outubro de 2024, sempre às 20h
Local: A Toca Espaço Cultural (Av. Adv. Horácio Raccanello Filho, 3625)
Público Limitado | Entrada gratuita
Classificação: 14 anos
Duração: 50 minutos

Produzido com verba de Incentivo à Cultura
Lei Municipal de Maringá n.º 11200/2020
Prêmio Aniceto Matti

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação