Transformação Digital nas Empresas
A transformação digital definitivamente começou, e é como se estivéssemos passando por uma nova Revolução Industrial. A tecnologia entrou em uma nova era, e isso nunca se refletiu tão diretamente nos negócios. Todas as empresas e segmentos se veem diante da oportunidade de melhorar através da otimização de processos.

O que é Transformação Digital?
Para entender o que é a transformação digital, vamos ter que usar o exemplo da Revolução Industrial outra vez, que revolucionou o mundo no século XVIII ao incluir máquinas em processos de produção, em uma explicação extremamente básica. O que acontece agora é a praticamente a mesma coisa, mas dentro do mundo digital.
A tecnologia já é muito mais do que “máquinas”, e os negócios digitais são literalmente transformados através dela. A transformação digital é o ato de repensar os processos de uma empresa sob a ótica da tecnologia, considerando otimização, automação, inteligência artificial e muitos softwares de gestão profissional.
Objetivos da Transformação Digital
A transformação digital nas empresas tem como principal objetivo a otimização de processos, independentemente do que isso significa. Os processos são diferentes para cada segmento, então a otimização pode ser bastante subjetiva. Mas esta é uma das principais características da nova era digital: as ferramentas de gestão nunca foram tão flexíveis e adaptáveis a cada tipo de negócio.
Considerando todos os tipos de segmentos, estes são os principais objetivos da transformação digital:
- Otimizar a colaboração entre organizadores;
- Facilitar a gestão do relacionamento com o cliente;
- Melhorar a experiência do cliente;
- Automatizar processos mecânicos;
- Fornecer dados para dar qualidade às decisões.
A ideia é otimizar a gestão do negócio de uma forma geral, encontrando todas as melhores ferramentas para cada segmento e integrando-as para tornar os processos mais produtivos e também mais baratos.
O Novo Consumo da Informação
A forma como consumimos a informação também é fortemente influenciada pela transformação digital. A criação de conteúdo de qualidade nunca foi um problema, mas a segmentação e a otimização para mecanismos de busca é um trabalho que mostra muito mais resultados através da automação, com dados e análises de performance que possibilitam campanhas extremamente assertivas.
Atualmente, a mensagem precisa ser passada de forma dinâmica, segmentada, no tamanho e até na cor certa. A criatividade ainda é nossa e, no fundo, sempre vai ser, mas a gestão de informações é altamente qualitativa com a ajuda da tecnologia.
A informação através de arquivos também foi influenciada, e principalmente no mercado de trabalho, arquivos como o PDF precisam estar sempre facilmente acessíveis para edição, compactação e qualquer outro tipo de alteração necessário. Para fazer resumo de PDF, ferramentas como o PDF Guru são grandes agentes da transformação digital.
Inteligência Artificial na Transformação Digital
Para entender o que é a transformação digital nas empresas, também é importante conhecer o papel da Inteligência Artificial. Em praticamente todos os aspectos da nova era digital, é possível enxergar o impacto da IA. Muitos processos que eram feitos manualmente ou através de computadores mais lentos, hoje são realizados em segundos, e praticamente sem intervenção humana.
Um bom exemplo é o setor de atendimento de qualquer empresa. A maioria dos serviços de apoio hoje em dia conta com um chatbot, que adianta a resolução dos problemas dos clientes com muita qualidade (quase sempre). Ainda que não seja perfeito, a necessidade de contato com um atendente humano foi reduzida a casos extremos em que a solução não conseguiu ser encontrada. Outros exemplos são:
- Relatórios e análises automatizadas (como Power BI);
- Criadores de texto e imagem (como ChatGPT);
- Carros autônomos;
- Bots de recomendação de anúncios e conteúdos.
Existem também IA que faz resumo de PDF, que faz diagnóstico através de imagem, que cria plano de negócios baseados em dados e muito mais. A Inteligência Artificial é definitivamente o principal player da transformação digital.
Ferramentas mais Comuns da Transformação Digital
Pela utilidade e resultados em otimização de processos, algumas ferramentas digitais ganharam muito destaque na transformação digital. A seguir, você vai conhecer alguns tipos de software interessantes da nova era para inspirar a revolução tecnológica no seu negócio:
- TOTVS: Software de planejamento mais utilizado no Brasil que integra todos os setores de uma empresa para otimização de processos em geral.
- Google Workspace: Versões online facilmente compartilháveis do Word, Excel, PowerPoint, etc.
- PDF Guru: Ferramenta de edição e adaptação de documentos PDF que facilita todo tipo de ação e compartilhamento do formato.
- Power BI: Tem como principal característica a fácil integração com diferentes tipos de fonte de dados.
- Salesforce: Um dos maiores nomes em CRM (Gestão do Relacionamento com o Cliente).
- Trello: Aplicativo de gerenciamento de projetos, com alto nível de flexibilização e customização, mesmo para segmentos específicos de negócio.
Não faltam bons exemplos conhecidos, como Tableau, Slack, HubSpot, Google Analytics, SAP e outros. Vale a atenção para encontrar o modelo mais indicado para o seu negócio.
Maiores Desafios da Nova Era Digital
Por que a transformação digital é importante? Para otimizar os processos de um negócio e tornar toda a cadeia de ações mais produtiva. Ótimo! Mas isso não significa que não existem desafios na adaptação à nova era. Os principais obstáculos são:
- Falta de investimento;
- Falta de capacitação dos colaboradores;
- Ausência de planejamento;
- Resistência à novidade;
- Exposição a riscos cibernéticos.
São questões que também precisam ser avaliadas, e a dica é ir com calma. Ferramentas SaaS, que não envolvem instalação, manutenção e mantém suas bases de dados em nuvens podem ser uma boa opção para começar.
Conclusão
A transformação é uma realidade praticamente inevitável para qualquer negócio atualmente, por mais que existam desafios na aceitação e implementação, é um diferencial positivo para quem busca melhores resultados. A forma de trabalhar mudou, assim como a forma de se comunicar e gerir negócios. É preciso que as empresas abracem a tecnologia para garantir um lugar no futuro.
