Sorvete de pizza? Criação inusitada chama atenção em sorveteria maringaense

É claro que um prato afetivo como a pizza tem um dia exclusivo – e a celebração é no dia 10 de julho. Com ingredientes variados, o preparo de origem italiana foi “abrasileirado” ganhando sabores que passam longe dos clássicos, como estrogonofe, picanha, coração de frango e, é claro, as opções doces, como as já populares pizzas de sorvete, presentes em praticamente todos os rodízios da cidade. Porém, se você quer uma opção ainda mais inusitada para celebrar a data, que tal um sorvete de pizza? Sim, você não leu errado. Uma sorveteria maringaense, conhecida por criar sabores que fogem do padrão, lançou a novidade há uma semana e, em sete dias, vendeu 12 litros do sabor recém criado.
A base da criação é feita com mussarela, comprada de um produtor da região. O queijo derretido substitiu parte do leite da receita e, a ele, se somaram folhas de manjericão colhidas no quintal da família. Para terminar de compor o gosto da pizza marguerita em forma de sorvete, uma geleia de tomates fecha os ingredientes.
À frente da invenção está Michel Hajj, sócio-gerente da Giadore, que detalha o processo de criação. “Sempre recebemos pedidos de muitos clientes e de muitos amigos: ‘por que você não faz pizza, por que você não faz feijoada, por que você não faz alguns sabores que são mistura’, porque a pizza é feita de vários sabores, a feijoada é feita de vários sabores. Então, nós decidimos fazer um de queijo. Eu fiz um sorvete de mozarela feito com toque de manjericão e tomate, geleia de tomate, feita por nós mesmos, e ficou maravilhoso, muita gente tá amando e estão achando que é incrível como conseguimos chegar no sabor de uma pizza dentro de um sorvete”, conta.
A sorveteria existe há mais de 20 anos, mas em 2022 passou por um rebranding e mudou de nome. Pouco antes, durante a pandemia da covid-19, começaram a apostar nos sabores fora do comum para atrair o público: o primeiro foi o de bacon, que puxou a fila para gelados com sabores como pão de alho, wassabi e provolone.
Já são mais de 180 sabores titulares à venda entre os disponíveis no buffet e picolés, mas o número de receitas ultrapassa 600. “O bacon fez um sucesso, fez um auê nas redes sociais também, então nós decidimos partir por alguns sabores que são mais malucos ,que não existem em outro lugar e aí veio pão de alho, cebola ao vinho, doritos, sonho e hoje nós estamos com 186 sabores, entre eles oito sabores pra cachorro, 21 sabores para bebês, 21 sabores diet sem açúcar e os veganos são mais de 65 sabores. Eu não consigo mais ficar parado sem criar um novo sabor”, diz Hajj.

Para quem quer “incrementar” o sabor como se estivesse montando a própria pizza, a sorveteria tem outros sabores de sorvete de queijo, como gorgonzola ou requeijão, ou o próprio bacon, mas o criador sugere harmonizar com opções doces e contrastantes, como o de jabuticaba com capim limão. Se a aceitação for boa, o sorvete de pizza deve ganhar também a versão em picolé, se juntando a opções como batata frita e doritos, por exemplo.
