Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

08 de dezembro de 2025

Famílias de doadores de órgãos podem ter isenção em taxas funerárias em Maringá; veja o que prevê o projeto


Por Thiago Danezi, com Luciana Peña/CBN Maringá Publicado 23/07/2025 às 16h56
Ouvir: 00:00

Um projeto de lei em tramitação na Câmara Municipal de Maringá propõe a isenção de taxas funerárias municipais para famílias de doadores de órgãos. A proposta é de autoria do vereador Sidnei Telles e faz parte do programa intitulado “Vida Gerando Vidas”.

A iniciativa busca incentivar a doação de órgãos e criar um cadastro municipal de pessoas interessadas em doar, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, a 15ª Regional de Saúde e o município de Maringá.

8ed8b764e881dc7767a16cda0d75ad05
Foto: Divulgação/CMM

Segundo o vereador, o projeto prevê isenção das taxas municipais cobradas em serviços funerários, além da possibilidade de descontos na compra de urnas funerárias, em caso de parceria com empresas do setor. Ele explica que a lei já existe em Curitiba e pode ser aplicada em Maringá como estímulo para ampliar o número de doações.

LEIA TAMBÉM: Motociclista fica em estado crítico após bater em caçamba de entulho em Sarandi; vídeo

“A legislação brasileira não permite que uma pessoa decida sozinha, em vida, doar seus órgãos. A decisão final é da família, e muitas vezes a doação não acontece. Esse projeto busca despertar essa consciência com o apoio de voluntários e oferecer uma contrapartida à família”, afirmou Sidnei Telles.

A proposta já foi protocolada e está pronta para entrar na pauta de votações no mês de agosto.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação